microcontroladores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de janeiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
CAMPUS ALEGRETE
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCIPLINA DE MICROCONTROLADORES










Polarização do Microcontrolador PIC16F877A





Componentes:
Alexandre Correa do Canto
Alex Itczak
Eduardo dos Santos Silveira
Jair Genzler
Luana Barcelos Severo
Lucenara dos Santos Pereira




Alegrete, 2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃOMETODOLOGIA
EXPERIMENTOS E RESULTADOS
QUESTIONAMENTOS PROPOSTOS
CONCLUSÕES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



1 INTRODUÇÃO

O surgimento dos dispositivos programáveis baseou-se na necessidade de controle de máquinas a partir de programas, onde é possível a realização de alterações de forma mais simples e econômica, se comparado aos complexos circuitos de controle, atendendo inúmeras necessidades.Entre os dispositivos programáveis destacam-se os microcontroladores, os quais são sistemas computacionais completos integrados em um único chip. Os microcontoladores são utilizados em uma ampla variedade de aplicações em que necessitam-se poucas tarefas e menor consumo de energia possível. Exemplos de aplicações são: indústria automotiva, eletrodomésticos, brinquedos, instrumentação eletrônica,etc.
Os microcontroladores PIC são compostos por três famílias de dispositivos fabricados pela Microchip, diferenciadas pelo tamanho da palavra da memória de programa: 12, 14 e 16 bits. O objeto de nosso estudo é o PIC16F877A, pertencente a família de 16 bits, o que permite um maior número de instruções (77) em relação aos das famílias de 12 e 14 bits (33 e 35 instruções, respectivamente).Independente da família, todos possuem barramento interno de dados de 8 bits. A velocidade de execução dessas instruções é bastante elevada, podendo atingir 5 MIPS (Milhões de Instruções por Segundo).
Ainda podemos citar como características construtivas dos PICs a utilização da arquitetura RISC, frequências de clock de até 40 Mhz, 2048k word de memória de programa e 3968 bytes de memória RAM. Tambémpossuem diversos periféricos em seu interior, como os temporizadores/contadores (até quatro), memória EEPROM, não consegui encontra nada sobre gerador/comparador/amostrador PWM, conversores A/D de até 12 bits, interface de barramento CAN, I2C, SPI, entre outros.
Os microcontroladores também apresentam algumas características internas básicas, que são a capacidade de pipeline (busca da próximainstrução ao mesmo tempo que executa a atual), a capacidade de execução de uma instrução por ciclo de máquina (exceto interrupções), a ocupação de apenas uma memória de programa por instrução e o tempo de execução fixo (com exceção dos casos de desvios).
A arquitetura PIC envolve registradores, que podem ser divididos em: registrador de intercâmbio geral (ou registrador de trabalho – W), registradorarmazenador de flags resultantes de operações (registrador STATUS), registrador destinado ao controle de interrupções (registrador INTCON), registradores destinados à manipulação de dados nas portas (registradores PORT ou GPIO), registradores que controlam a direção de funcionamento de cada pino da porta (registradores TRIS), registrador que controla a seqüência de execução das instruções(contador de programa – PC), dentre outros.
O presente relatório tem por objetivo implementar os circuitos de polarização dos sinais de clock e reset do microcontrolador PIC 16F877A, garantindo seu correto funcionamento. Além disso serão realizados alguns testes com programas simples, introduzindo a linguagem assembly e verificando as funcionalidades básicas do microcontrolador.
As funções utilizadasnos códigos de controle serão explicadas sucintamente nos mesmos, através de comentários.

2 METODOLOGIA

Considerando a pinagem do microcontrolador PIC16F877A mostrado na Figura 1, primeiramente, montou-se em uma protoboard o circuito de polarização do sinal de clock, conforme o esquema descrito na Figura 2. Este circuito é composto por um oscilador de cristal com frequência de oscilação...
tracking img