Pinturas na construcao civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
WASHINGTON BEZERRA ARAUJO
RODOLFO MACHADO TIMO
RAFAEL NOBRE
DANUBIO SOARES
DANYELL DIONISIO

PINTURA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

FACULDADE ARAGUAIA
GOIÂNIA, NOVEMBRO DE 2012

WASHINGTON BEZERRA ARAUJO
RODOLFO MACHADO TIMO
RAFAEL NOBRE
VINICIUS GUIMARAES
DANIEL DIONISIO

PINTURA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Trabalho elaborado para fins de avaliação parcial da disciplina construção civildo 4° período do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Araguaia, sob a orientação do professor Marcus Vinicius Martins

FACULDADE ARAGUAIA
GOIÂNIA, NOVEMBRO DE 2012
1- INTRODUÇÃO
Na construção civil a pintura representa uma operação de grande importância, uma vez que as áreas pintadas são, normalmente, muito extensas, implicando num alto custo. Há uma tendência natural em considerar apintura uma operação de decoração, porém, além de decorar e proteger o substrato, a tinta pode oferecer melhor higienização dos ambientes, servindo também para sinalizar, identificar, isolar termicamente, controlar luminosidade e podendo ainda ter suas cores utilizadas para influir psicologicamente sobre as pessoas.Por esta razão a análise dos produtos e de informações complementares maisdetalhadas, além de especificações para seu emprego correto, é fundamental para se atingir a qualidade desejada quanto a proteção e acabamento de qualquer superfície.

2- OBJETIVO

O presente trabalho tem como objetivo, identificar os diversos tipos de tintas bem como, suas diversas formas de aplicação e os principais problemas relacionados á pintura.
3 – CONCEITOS
3.1 DEFINIÇÃO
 Tinta é umcomposto na forma líquida, aquosa ou em gel, que quando aplicado sobre uma superfície, forma um filme transparente ou opaco, aderente ao substrato e flexível, com finalidade de proteger e decorar a superfície. 
3.2 COMPOSIÇÃO
A composição básica das tintas é formada pela resina, pigmentos, solvente e aditivos, que funcionam da seguinte maneira:
3.2.1- Resina: também chamada de veiculo é a parteliquida responsável pela fixação da tinta no local onde esta é aplicada., tem a função de meio aglomerante. 
3.2.2.- Pigmentos: os pigmentos são responsáveis pela cobertura, rendimento, coloração e volume. Há basicamente duas categorias de pigmentos:
3.2.2.1 – Pigmentos Básicos
Os pigmentos básicos são aqueles que proporcionam a brancura e as cores das tintas. Estes componentes são também aprincipal fonte do poder de cobertura, os mais usados são o Dióxido de titânio e pigmento polímero esférico opaco.
3.2.2.2 – Pigmentos Coloridos
Os pigmentos coloridos proporcionam cor pela absorção seletiva da luz.Os principais tipos de pigmentos coloridos são:
3.2.2.2.1 – Orgânicos
Incluem os de cores mais brilhantes, alguns dos quais são bastante duráveis no uso em ambientes externos. Temoscomo exemplos de pigmentos orgânicos o azul e o amarelo.
3.2.2.2.2 - Inorgânicos 
Geralmente não são tão brilhantes quanto as cores orgânicas (muitos são descritos como cores terrosas), são os pigmentos para ambientes externos mais duráveis. Os exemplos de pigmentos inorgânicos são o óxido de ferro vermelho, o óxido de ferro marrom e o óxido de ferro amarelo.Os pigmentos coloridos são combinadosem dispersões líquidas chamadas corantes, que são adicionadas às bases de pigmentação em mixing machine (máquinas comandadas por computadores, usadas para se obter uma determinada cor) nos pontos de venda. Na fábrica, os pigmentos de cor são usados nas formas de pó seco ou líquido no preparo de tintas pré-embaladas.
3.2.2.3 - Pigmentos entendedores (ou "carga”)
 Este tipo de pigmentoproporciona volume a um custo relativamente pequeno, além de oferecerem um poder de cobertura muito menor do que TiO2 e interferirem em diversas características, incluindo brilho, resistência à abrasão e retenção exterior de cor, entre outras.Algumas das cargas usadas mais frequentemente são: Argila, Sílica e silicatos, Sílica diatomácea, Carbonato de cálcio, Talco, Óxido de zinco
3.2.3 - Solvente: é...
tracking img