Relatorio de hematologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relátório de Estágio
Hematologia


SUMÁRIO
 
1. INTRODUÇÃO p.3
2. CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO p.3
3. ATIVIDADES REALIZADAS p.3
3.1HEMOGRAMA p.4
3.1.1Processo Manual p.4
3.1.2 Esfregaço de sangue p.4
3.1.3 Série Vermelha p.4
3.1.3.1Hematócrito (Ht) p.4
3.1.3.2 Número de glóbulos vermelhos (Hematimetria ± Hc) p.5
3.1.3.3 Dosagem de hemoglobina p.53.1.3.4 Volume Corpuscular Médio (VCM) p.5
3.1.3.5 Hemoglobina Corpuscular Média (HCM) p.5
3.1.3.6 Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM) p.5
3.1.3.7 Contagem de Reticulócitos p.6
3.1.4 Série branca p.6
3.1.4.1 Contagem de Leucócitos p.6
3.1.4.2 Contagem diferencial de Leucócitos p.6
3.1.5 Série Plaquetária p.7
3.2 TEMPO DE TROMBOPLASTINA PARCIALMENTE ATIVADA p.8
3.3 TEMPO DE ATIVIDADE DA PROTROMBINA (TAP) p.8
3.4 TEMPO DE SANGRAMENTO p.9
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS p.10

1 INTRODUÇÃO
A Hematologia estuda os elementos figurados do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Além disso, avalia também o estado de normalidade dos elementos sangüíneos, dos órgãos hematopoiéticos e as doenças a elesrelacionados. (TERRA, 2000)O hemograma é o exame que avalia as células sanguíneas de um paciente e é requerido pelo médico para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença. Vale salientar que a expressão "Hemograma Completo" é de certa maneira redundante, já que todo e qualquer Hemograma avalia a série vermelha, branca e plaquetária.As células circulantes no sangue são divididas em três tipos: célulasvermelhas(hemácias ou eritrócitos), células brancas (ou leucócitos) e plaquetas (ou trombócitos). No laboratório de Hematologia outros testes como TTP, TP, VHS e reticulócitos também são realizados. A coleta de material é o primeiro passo para todas as análises efetuadas no Laboratório Clínico e dela dependem todas as etapas seguintes, por isso se faz necessário o correto procedimento na coletadas amostras. Toda aparelhagem selecionada deverá estar calibrada e mantida dentro dos limites de utilização. É evidente a necessidade de certos cuidados, tanto na manipulação quanto na limpeza. Os materiais de vidro utilizados para a realização das técnicas exigem uma lavagem bem rigorosa, qualquer resíduo poderá provocar falsos resultados nas análises. Mas para que todos estes fatores sejamcontornados é essencial que o analista esteja apto e preparado a realizar os ensaios e consciente da responsabilidade do trabalho realizado, além de ter um ambiente de trabalho sadio que ofereça todas as condições necessárias de trabalho. (MOURA, et. al , 2006)

 
2 LOCAL DE ESTÁGIO

O estagio foi realizado no laboratório de analises clinicas no Hospital da Aeronautica – HASP, localizado naAvenida Olavo Fontoura, 1400, Santana – SP.
As atividades ocorrem de terça a sexta feira, das 07:00 as 13:00 horas, sob a supervisão da Tenente Larissa.

 
3. ATIVIDADES REALIZADAS
As atividades foram dividas parte teórica, quando foi apresentado o laboratório, alocalização dos equipamentos, os materiais de utilização rotineira para as análises, procedimentos de segurança dentro do laboratório edurante as práticas com os materiais eamostras, também, foram apresentadas as finalidades, os princípios e a metodologia dos testesrealizados; E em parte prática, quando foram realizados os testes a partir de amostras com a posterior obtenção dos resultados finais.A seguir, estão descritos os testes hematológicos realizados durante o período doestágio em hematologia.

3.1 HEMOGRAMA

3.1.1Processo Manual

Contagens manuais do número de hemácias, plaquetas e leucócitos podem ser feita sem câmara de Neubauer, após uma diluição prévia do sangue. O método dificilmente é usado,sendo usado em poucos casos de dúvidas da metodologia automática.

3.1.2 Esfregaço de sangue

O esfregaço de sangue é usado para fazer uma diferenciação entre os leucócitos, isto é,fazer uma contagem do número...
tracking img