Scrum e pmbok

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SCRUM E PMBOK JUNTOS. É POSSÍVEL?
Diego Roberto Rodrigues Borges (ALFA) diegorrborges@gmail.com

Resumo: A utilização de práticas de processos Ágeis com práticas Tradicionais de gerenciamento de projetos é um desafio, porém não é impossível. Há muitos profissionais que são radicais quanto ao uso de uma ou outra abordagem, e que acham impossível que o processo Ágil e tradicional possam seraplicados conjuntamente. Mas o histórico da indústria de software está mostrando que é sim viável e positivo. O segredo está em saber adaptar o processo, pois não há solução perfeita. Este artigo tem como objetivo descrever um pouco sobre o Scrum e também o PMBOK e mostrar fatos e casos de sucesso sobre a integração entre o Scrum (método ágio) e o Pmbok (método tradicional). . Palavras-chave:Gerenciamento de Projetos; Métodos Ágeis; PMBOK; Scrum.

1. INTRODUÇÃO

Com a crescente competição entre empresas de todo o mundo, buscando um diferencial num mercado, partiram para a adoção de programas de qualidade total e melhoria contínua. E a busca dessa melhoria continua é influenciado pela qualidade no processo de produção. Para isso estas empresas utlizam o Gerenciamento de Projetos (GP) que éa aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos. Dentre a utilização destes modelos e melhores práticas é importante destacar o Project Management Body Of Knowledge (PMBOK) que é uma metodologia considerada como tradicional e tem como objetivo identificar o subconjunto de conhecimentos sobre aprofissão, através de práticas tradicionais e inovadoras, aplicáveis para a maior parte dos projetos, na maior parte do tempo. Outro modelo é o Scrum que é uma nova metodologia para desenvolvimento de software tem despertado grande interesse entre as organizações de todo o mundo, devido à necessidade de um desenvolvimento ágil de aplicações, por ocasião do ritmo acelerado de mudanças na tecnologia dainformação e do grande dinamismo no ambiente de negócios. Este artigo retrata estas metodologias e demonstra que existe uma sinergia muito grande entre as duas metodologias, ou seja, que uma pode complementar a outra no desenvolvimento de projetos.

2   

2. MÉTODOS ÁGEIS DE PROCESSOS As Metodologias Ágeis de desenvolvimento de software se propõe a construir softwares com maior produtividade e,sobretudo, com qualidade garantida. Para isso elas encaram os projetos sobre um novo paradigma e defendem a adoção de uma série de princípios e práticas. Entre as quebras de paradigma está a forma de encarar a mudança. Ela é encarada como algo inevitável no projeto de software. Enquanto que as metodologias tradicionais abordam o escopo como fixo devendo ser controlado o máximo possível para nãohaver mudanças; as Metodologias Ágeis abordam o escopo como manipulável e oferecem flexibilidade para sua mudança. Um dos princípios do Manifesto Ágil (AGILE MANIFESTO, 2001) diz que “Mudança de requisitos são bem vindas, mesmo em estágios tardios do desenvolvimento. Processos Ágeis devem admitir mudanças que trazem vantagens competitivas para o cliente”. O termo Metodologias Ágeis surgiu a partirde um manifesto criado por dezessete profissionais veteranos na área de software, representantes de diversas metodologias, que reuniram-se no ano de 2001 no EUA para discutir o que havia em comum entre estas metodologias. Esse manifesto foi chamado de Manifesto for Agile Software Development, ou simplesmente Agile Manifesto (AGILE MANIFESTO, 2001). Neste manifesto foram descritos princípios que asmetodologias de desenvolvimento ágil deveriam seguir:
“Estamos evidenciando maneiras melhores de desenvolver software fazendoo nós mesmos e ajudando outros a fazê-lo. Através desse trabalho, passamos a valorizar:  Pessoas e interação MAIS QUE processos e ferramentas;  Software em funcionamento MAIS QUE documentação abrangente;  Colaboração com o cliente MAIS QUE negociação de contratos; ...
tracking img