Schumpeter

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Os Economistas - Joseph Alois Schumpeter - Teoria Do Desenvolvimento Econômico – cap.2.
Um dos mais importantes economistas do século XX, Joseph Alois Schumpeter nasceu em Triesch, em fevereiro de 1883, e faleceu em Taconic, EUA, em janeiro de 1950. Na época, a cidade de Triesch era território do Império Austro-Hungaro, região da atualRepública Tcheca.
Joseph Schumpeter foi um economista que, ao mesmo tempo em que aceitava o equilíbrio estático dos neoclássicos, se preocupava com o desenvolvimento. Poreste motivo, pode-se fazer uma relação entre o Schumpeter neoclássico (Walras), por não abandonar a ideia do fluxo circular e o Schumpeter inovador (Marx), com ideais sobrea instabilidade do sistema capitalista e a incompatibilidade entre equilíbrio e crescimento.
De acordo com a Teoria do Desenvolvimento Econômico, “A teoria do capítulo Idescreve a vida econômica do ponto de vista do ‘fluxo circular’[...], semelhante à circulação do sangue num organismo animal. Ora, esse fluxo circular e os seuscanais alteram-se com o tempo [...]. A vida econômica também experimenta tais mudanças, mas experimenta outras que não aparecem continuamente e que mudam olimite, o próprio curso tradicional.”
Schumpeter dizia, basicamente, que o que faz a economia crescer é a perturbação do equilíbrio e, para partir de um ponto deequilíbrio e chegar ao outro, é necessário um ciclo marcado por perturbações. O rompimento do equilíbrio, desenvolvimento, é movido por um tripé (empresário, inovação e crédito).O empresário, figura heroica para Schumpeter, é o concretizador da inovação; inovação esta que é financiada pelo crédito, uma peculiaridade do sistema capitalista.
tracking img