Schumpeter

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
TEORIA DAS FINANÇAS PÚBLICAS
Luciano da Silva Rocha

Resumo – Democracia: A concepção de Schumpeter

Joseph Schumpeter em sua análise não descarta anecessidade e nem diminui a importância do regime democrático no governo de um país, apenas contradiz o conceito de democracia formado pela ideologia clássica, que por sua vez, vincula as decisõespolíticas em concordância com o bem comum, através da racionalidade coletiva presumida.
Na concepção de Schumpeter, em um aglomerado de pessoas não há como definir o que seja o bem comum e nem aracionalidade dos atos e decisões de uma multidão reunida. Os interesses de um determinado grupo não significam o bem comum, mesmo em coletividade, para o indivíduo inserido o que predomina é o seu interesseparticular. Sobre a racionalidade humana, Schumpeter acredita que a empolgação de um grupo reunido em comícios ou propagandas partidárias, por exemplo, aflora a emoção das pessoas, sobrepondo aracionalidade de cada indivíduo. Desse modo, justifica que o povo não governa, e sim, produz um governo, norteia os rumos a serem seguidos pelos governantes. O conceito da democracia clássica, de que cadacidadão tem poder de decisão sobre questões políticas não é realística, pois, os problemas políticos envolvem uma gama de complexidade e de conhecimentos técnicos, não compreensíveis pela sociedade comoum todo.
Para Schumpeter, Norberto Bobbio e Aron, democracia não é genuinamente o elo que possibilita a soberania do povo como pressupõe a teoria clássica, e sim um artifício político transitório deconcorrência pelo poder, onde periodicamente o produto em disputa e promotor de tal poder é a conquista do voto dos cidadãos. No entanto, mesmo que a soberania do povo não exista em seu contextooriginal, os cidadãos tem a arma da escolha, o poder de tirar do poder aquele governante que não esteja agradando.
Outra conceituação importante de Schumpeter é a analogia que o mesmo faz entre...
tracking img