Schumpeter

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Inovações e dinâmica capitalista – Mariano Laplane

Mariano Laplane faz uma breve introdução à obra de Schumpeter; Mariano define Schumpeter como um dos mais notáveis economistas modernos.
O núcleo da obra é constituído por uma visão original da dinâmica econômica capitalista, na qual a ruptura das rotinas estabelecidas e a transformação das estruturas existentes assumem papel de destaque. Éapresentada uma visão do desenvolvimento capitalista como um processo de mudança, cujo motor é as inovações. Inovações que são resultado das iniciativas dos agentes econômicos que, embora visem objetivos individuais, têm impactos mais amplos e provocam a reorganização da atividade econômica.
A inovação deflagra um processo de destruição das estruturas econômicas existentes e de criação de novasestruturas. O capitalismo é marcado por rupturas, desequilíbrios e descontinuidades. Portanto, o desenvolvimento está associado à instabilidade e assume forma cíclica.
O grande interesse na obra de Schumpeter nos últimos tempos está associado à percepção de que o capitalismo vem atravessando um período de profundas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais.
A concorrência não gera apenascomportamentos adaptativos, gera também iniciativas inovadoras. Estas iniciativas vêm para construir vantagens em relação aos concorrentes.
O objetivo do trabalho é avaliar se o sistema econômico capitalista é estável ou não, e identificar as fontes de instabilidade. É estabelecida a distinção entre capitalismo “concorrencial” e “oligopolizado”.
Inovações são forças intrínsecas ao sistema econômico,desestabilizando-o. A introdução de inovações é função característica do empresário.
As oscilações cíclicas refletem a desarticulação provocada pelas inovações e o processo de construção de um novo equilíbrio.
Schumpeter trata com pessimismo as transformações do capitalismo contemporâneo; ressalta que no capitalismo oligopolizado o progresso se torna impessoal, pois os administradoresprofissionais substituem os empreendedores, e as inovações são cada vez menos uma questão de liderança e de iniciativa individual. Ressaltar o contraste entre a consolidação do capitalismo oligopolizado no plano econômico que se materializa em sua capacidade de organizar com eficiência e em bases estáveis a produção e distribuição de bens, e sua progressiva perda de legitimidade social, na medida em que asiniciativas individuais são substituídas pela ação dos administradores das grandes empresas.
Os problemas para o futuro do capitalismo estão localizados de maneira mais aguda na “ordem social” do que no “sistema econômico”. Embora a rivalidade entre as grandes empresas oligopolistas seja menos acirrada do que na etapa concorrencial e, dessa forma, o fluxo de inovações estejam garantido, osempreendedores individuais perdem definitivamente espaço para as organizações burocráticas.

A instabilidade do capitalismo – Joseph A. Schumpeter.

1 Estabilidade econômica sob condições estáticas.
1. Instabilidades criadas pela guerra e pelo pós-guerra serão ignoradas no artigo, pois apesar de terem chamado a atenção de economistas do mundo todo, não trouxeram nenhuma novidade para o mundocientífico.
O autor tratará apenas da questão de ser ou não ser o sistema capitalista estável por si mesmo.
Primeiramente, visa diferenciar o tipo de estabilidade ou instabilidade, fenômenos abrangidos pelos mesmos termos. Encara a instabilidade política e a instabilidade social como diferente da instabilidade econômica. Cita inúmeros exemplos, dizendo que um país instável politicamente pode serestável economicamente; assim como uma país instável socialmente pode também ser estável economicamente. Além disso, cita casos especiais de instabilidade, cujas influências externas não podem sem atribuídas ao sistema econômico; o retorno da Inglaterra ao padrão-ouro é um bom exemplo.
Alerta que essa opinião pode ser superficial para quem admite a existência de uma relação tão estreita entre a...
tracking img