School

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola SESI
Jacareí - SP








Preparação de nanopartículas de Fe3O4

Larissa Quirino,n°18
Luis Henrique ,n°22
Andressa,n° 32
Ítalo,n°34





Orientador: Ed Carlos






Sumário
Objetivo ................................................................. pag. 03
Introdução.............................................................. pag. 04
Materiais , Métodos eProcedimento..................... pag. 05
Resultado e Discussão............................................ pag. 06
Conclusão............................................................... pag. 08
Referências Bibliográficas...................................... pag. 09
Tabela de atividades................................................pag. 10



















ObjetivoRealizar o preparo de soluções, verificar a formação de nanoparticulas de magnetita () e verificar as propriedades magnéticas deste composto.
























Introdução
Este trabalho relata sobre pesquisa e experimento sobre Nanopartículas, Em nanotecnologia[->0], uma partícula é definida como um pequeno objeto que se comporta como uma unidade inteira em termos deseu transporte e propriedades. Além disso, é classificada de acordo com o tamanho: em termos de diâmetro[->1], partículas finas cobrem um intervalo entre 100 e 2500 nanômetros[->2], enquanto partículas ultrafinas, por outro lado, possuem tamanho entre 1 e 100 nanômetros. Similarmente a partículas ultrafinas, nanopartículas possuem tamanho entre 1 e 100 nanômetros. Nanopartículas podem ou nãoexibir propriedades relacionadas com o tamanho que diferem significativamente daqueles observados em partículas finas ou materiais volumosos. Embora o tamanho da maioria das moléculas[->3] se encaixe no esquema acima, as moléculas individuais não são geralmente referidos como nanopartículas.


















Materiais e Reagentes
1 Béquer de 1000 ml
1Bequer de 300 ml1Proveta 10 ml
1 Conta gotas
1 bastão de vidro
1 funil
1 balança
1 espátula
2 balão de fundo chato de 250 ml
1 Esponja de la de aço adquirida em supermercados
Ima de caixa de som, encontrado em lojas de equipamentos eletrônicos.
Reagentes
Cloreto férrico anidro (FeCL3),
Solução de hidróxido de amônio (20,5% p/v, aproximadamente 6 m)
Sulfato de cobre penta-hidratada
ProcedimentoAdicionou-se em béquer, FeCl³ Anidro (8,1 g), que foram diluídos em água, e em seguida avolumou-se ate 250 ml. Durante a preparação da solução de CuSO 0,2 M, foi adicionado, em um béquer CuSO .5H²0 (2,5 g), que foi dissolvido em água e avolumou-se ate 50 ml. A solução de NH OH 0,5 M foi obtida pela diluição de 22 ml de solução de amônia comercial com água destilada ate volume de 250 ml.
Depois dosdois métodos que foi empregados para a obtenção da solução de Fe(II) 0,2 M.No primeiro colocou-se ,em um tubo de ensaio ,10 ml de FeCl3 0,2 M(1 mmol) e mergulhou-se a esponja de lã de aço( aproximadamente 1 g) com um auxilio de um bastão de vidro. Agitou-se e em seguida observou-se um leve descoramento da solução (Equação 2). No segundo método, colou-se, em um tubo de ensaio, 10 ml da solução deCuSO4 0,2M ( 1 mmol) e então foi mergulhado a esponja de la de aço(aproximadamente 1 g) com auxilio de bastão de vidro. O tudo foi agitado e deixado em repouso durante 15 minutos para a reação se completar, tempo durante o qual observou-se o descoramento da solução azul, alem de deposito de cobre metálico, Cu(s) (Equação 3).
2FeCl³ (aq.)+ Fe(s) 3FeCl² (aq.) (2)
CuSO4(aq.) + Fe(s)FeSO (aq.)+ CU(s) (3)
As nanoparticulas magnéticas foram preparadas da seguinte maneira: a uma solução de 10 ml de Fe(II) 0,2 M (1 mmol),foi adicionado 20 ml de solução de Fe(III) 0,2 M ( mmol) . A mistura, foram adicionadas, lentamente e sob agitação, 120 ml de solução de NH OH 0,5 M (60 mmol). A mistura reacional foi deixada em repouso cerca de 15 minutos para a precipitação dos agregados de...
tracking img