Ensino fundamental de nove anos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

RESUMO

Ao tratarmos da questão do desenvolvimento da criança na primeira infância, onde Piaget fala que os estágios do desenvolvimento da criança aparecem em uma ordem e eles não podem ser queimados.
Essa adaptação é fundamental para a criança de seis anos, pois ela está no momento de construção.
Planejar, propor e coordenar atividades significativase desafiadoras para impulsionar o desenvolvimento da criança, ampliando suas experiências e praticas sociocultural.
Percebemos que se faz necessário que a escola não deva esquecer que embora a criança esteja na 1ª série do Ensino Fundamental ela não deixou de ser criança, pensar como criança e aprender como criança.
Assim podemos apontar que um aspecto que o brincar, não apenas requer muitasaprendizagens, mas constitui um espaço na aprendizagem.
A pesquisa feita a respeito é enfatizar a importância do brincar nessa fase e saber que como é importante essa fase de construção.



Palavras-chave: desenvolvimento; lúdico; aprendizagem; brinquedo.
INTRODUÇÃO

Esta é uma pesquisa bibliográfica e relaciona-se ao “Ensino Fundamental com Noves anos: Os desafios a serem enfrentadospara uma adaptação segura”, por meio desta ressaltar a essa nova fase onde a criança depara, enfatizando a necessidade que se tem de enxergar que a criança em meio a esse processo não pode perder os seus direitos da primeira infância, mas que ela possa construir seu conhecimento com o seu meio através do lúdico, das brincadeiras, do faz de conta. Apresentar que nesse período de transição o sistemadeva administrar as propostas de aprendizagem necessárias para um prosseguimento de sucesso no estudo da criança de seis anos, que se ingressam no ensino fundamental, assim revendo os currículos, conteúdos e pratica pedagógica. Assim agindo de forma criteriosa no intuito de assegurar o pleno desenvolvimento da criança em seu aspecto físico, psicológico, intelectual, social e cognitivo, semrestringir a aprendizagem da criança de seis anos à exclusividade da alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos, mas ampliando as possibilidades de aprendizagem, partindo do principio de que o brincar é da natureza de ser criança. Ainda hoje , quando se permitimos que as crianças tenham tempo para brincar e para se agrupar de forma livre, elas assim terão a possibilidade de socializarentre elas uma série de experiências sociais e culturais. Por isso não permitir que roubem o tempo de brincar, onde esse tempo é que se permiti que ela elabore, reelabore, signifique cotidianamente os conteúdos e valores simbólicos que estão intimamente relacionados às representações sociais de suas culturas e se expressem por meio de sua linguagem.

Projeto de Pesquisa

1. Tema: EnsinoFundamental com Noves Anos

* Delimitação: Os desafios a serem enfrentados para uma adaptação segura.

2. Definição do problema: Qual a importância da adaptação adequada da criança para esse período de transição.

3. Justificativa: Pesquisarei o “Ensino Fundamental com Noves anos: Os desafios a serem enfrentados para uma adaptação segura”, por meio desta ressaltar a essa nova faseonde a criança depara, enfatizando a necessidade que se tem de enxergar que a criança em meio a esse processo não pode perder os seus direitos da primeira infância, mas que ela possa construir seu conhecimento com o seu meio através do lúdico, das brincadeiras, do faz de conta. Apresentar que nesse período de transição o sistema deva administrar as propostas de aprendizagem necessárias para umprosseguimento de sucesso no estudo da criança de seis anos, que se ingressam no ensino fundamental, assim revendo os currículos, conteúdos e pratica pedagógica. Assim agindo de forma criteriosa no intuito de assegurar o pleno desenvolvimento da criança em seu aspecto físico, psicológico, intelectual, social e cognitivo, sem restringir a aprendizagem da criança de seis anos à exclusividade da...
tracking img