O ensino fundamental de nove anos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

1. A instituição do ensino fundamental de nove anos trouxe algumas repercussões no campo do currículo e da organização das práticas pedagógicas. Quais são elas?R. Ao longo dos anos muitas mudanças aconteceram no cenário da educação no Brasil. E recentemente foi aprovada a lei federal número 11.274 que instituiu o ensino fundamental de nove anos. Algunsquestionamentos são levantados diante de tal situação: Deve-se iniciar a alfabetização já no primeiro ano escolar da criança? Isto é, aos seis anos? Que conhecimentos a criança deve adquirir? Que metastraçar para esta faixa etária?
O primeiro desafio surge quando os professores para essas fases iniciais têm que conciliar alfabetização e letramento e ainda assegurar as crianças a apropriação dosistema alfabético-ortográfico.
Por serem processos inseparáveis, mas ao mesmo tempo distintos requerendo metodologias e procedimentos didáticos diferenciadas. A proposta é que se inicie aalfabetização dessa criança assim que ela entra na escola, mas que o processo ocorra de forma gradual e seja consolidado nos anos seguintes.

2. O que diferencia letramento de alfabetização?

R. A palavraletramento é relativamente nova mas tem um significado que vai além codificação e decodificação do sistema alfabético-ortográfico. Enquanto que a alfabetização se atém a essa decodificação do sistemaortográfico o letramento ultrapassa esse domínio e alcança comportamentos e praticas sociais na área da leitura e da escrita.


3. De acordo com o conteúdo do texto, qual é a idade mais adequadapara iniciarmos o processo de alfabetização das crianças?

R. considerando que a criança aprende a falar e o faz naturalmente pela repetição entende-se que a alfabetização, isto é, o contato emanuseio das letras deve começar antes mesmo de ir a escola. Em casa e nas suas brincadeiras, ao rabiscar uma folha, ao fazer um desenho e apresentá-lo como se fosse uma palavra ou mesmo uma expressão....
tracking img