Saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
faculdade cenecista de bento gonçalves
Curso bacharel em enfermagem
julia paim
morgana canepelle

Brasil sorridente

BENTO GONÇALVES
2013
Brasil Sorridente
O Brasil Sorridente é uma política do governo federal com o objetivo de ampliar o atendimento e melhorar as condições de saúde bucal da população brasileira. É a primeira vez que o governofederal desenvolve uma política nacional de saúde bucal, ou seja, um programa estruturado, não apenas incentivos isolados à saúde bucal;
Tem o objetivo a implementação do programa Brasil Sorridente tem o objetivo de universalizar o acesso à saúde bucal, com o avanço na melhoria da organização do sistema de saúde como um todo. A ação propõe garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação dasaúde bucal dos brasileiros, entendendo que é fundamental para a saúde geral e qualidade de vida da população.
Além do atendimento básico, pelo Brasil Sorridente a população passa a ter acesso também a tratamentos especializados, como canal, doenças da gengiva, cirurgias odontológicas, câncer bucal em estágio mais avançado, endodontia e ortodontia. Isso será possível com a construção de Centros deReferência. Antes do Brasil Sorridente apenas 3.3% dos tratamentos especializados eram feitos pelo Sistema Único de Saúde.
Brasil Sorridente foi lançado pelo Ministério da Saúde em 17 de março de 2004 para ampliar o acesso ao tratamento odontológico. Grande parte dos brasileiros não sabe que podem receber tratamento odontológico gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dados do InstitutoBrasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apurados em 1998 indicam que, até aquele ano, 30 milhões de brasileiros nunca tinham ido ao dentista.

Se destina á todos os brasileiros que dependam da rede pública de saúde para receber tratamento odontológico. De acordo com o primeiro levantamento nacional de saúde bucal, concluído em março de 2004 pelo Ministério da Saúde, 13% dos adolescentes nuncaforam ao dentista; 20% da população brasileira já perdeu todos os dentes; 45% dos brasileiros não têm acesso regular a escova de dente.
As principais linhas de ação do Brasil Sorridente são:
Reorganizar a Atenção Básica em saúde bucal, principalmente por meio do Programa Saúde da Família;
• Ampliar e qualificar a Atenção Especializada, por meio da implantação de Centros de EspecialidadesOdontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias;
• Viabilizar a adição de flúor nas estações de tratamento de águas de abastecimento público;
O Brasil Sorridente tem: 43 Centros de Especialidades Odontológicas (até 2014 devem ser 174 novos);
-336 equipes de Saúde Bucal (até 2014, 1.343 novas equipes);
-100 Unidades Odontológicas Móveis (até 2014 serão 146 unidades);
-338.400 prótesesofertadas (até 2014, serão 1.354.000 próteses novas, constituindo 100% da necessidade da População em Extrema Pobreza mapeada);


PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE BUCAL

A adequação do processo de trabalho ao modelo de atenção que se está propondo requer:

Interdisciplinaridade e Multiprofissionalismo: a atuação da equipe de saúde bucal (ESB) não deve se limitar exclusivamente aocampo biológico ou ao trabalho técnico–odontológico. Ademais de suas funções específicas, a equipe deve interagir com profissionais de outras áreas, de forma a ampliar seu conhecimento, permitindo a abordagem do indivíduo como um todo, atenta ao contexto sócio-econômico-cultural no qual ele está inserido. A troca de saberes e o respeito mútuo às diferentes percepções deve acontecer permanentementeentre todos os profissionais de saúde para possibilitar que aspectos da saúde bucal também sejam devidamente apropriados e se tornem objeto das suas práticas. A ESB deve ser — e se sentir — parte da equipe multiprofissional em unidades de saúde de qualquer nível de atenção.
Integralidade da Atenção: a equipe deve estar capacitada a oferecer de forma conjunta ações de promoção, proteção,...
tracking img