Saude ocupacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SAUDE OCUPACIONAL
conceito
Saúde Ocupacional consiste na promoção de condições laborais que garantam o mais elevado grau de qualidade de vida no trabalho, protegendo a saúde dos trabalhadores, promovendo o bem-estar físico, mental e social, prevenindo e controlando os acidentes e as doenças através da redução das condições de risco.
A saúde ocupacional não se limita apenas a cuidar dascondições físicas do trabalhador, já que também trata da questão psicológica. Para os empregadores, a saúde ocupacional supõe um apoio ao aperfeiçoamento do funcionário e à conservação da sua capacidade de trabalho.
Os problemas mais frequentes dos profissionais que lidam com a saúde ocupacional são as fraturas, os cortes e as distensões por acidentes no trabalho, os distúrbios por movimentosrepetitivos, os problemas de visão e de audição e as doenças causadas pela exposição a substâncias anti-higiénicas ou radioactivas, por exemplo. Também se podem deparar com o stress causado pelo trabalho ou pelas relações laborais.
Convém destacar que a saúde ocupacional é um tema importante para os governos, os quais devem garantir o bem-estar dos trabalhadores e o cumprimento das normas no âmbito dotrabalho. Para tal, é hábito realizarem inspecções periódicas de modo a determinar as condições mediante as quais são desenvolvidos os vários tipos de actividades laborais.
Saúde ambiental é o campo do conhecimento que relaciona as condições físicas, químicas e biológicas, sociais e psicológicas do ambiente com a saúde das populações. Este conceito incorpora duas dimensões principais: o reconhecimentoe controle dos factores ambientais que potencialmente podem causar efeitos adversos à saúde das pessoas e a promoção da saúde que contempla a qualidade de vida, envolvendo os espaços e estilo de vida saudável
Higiene do Trabalho
• A Higiene do Trabalho está relacionada com as condições ambientais de trabalho que asseguram a saúde física e mental e com as condições de bem-estar das pessoas. Doponto de vista de saúde física, o local de trabalho constitui a área de ação da higiene do trabalho, envolvendo aspectos ligados à exposição do organismo humano a agentes externos como ruído, ar, temperatura, umidade, luminosidade e equipamentos de trabalho. Assim um ambiente saudável de trabalho deve envolver condições ambientais físicas que atuem positivamente sobre todos os órgãos dos sentidoshumanos, como visão, audição, tato, olfato, e paladar. Do ponto de vista de saúde mental, o ambiente de trabalho deve envolver condições psicológicas e sociológicas saudáveis e que atuem positivamente sobre o comportamento das pessoas, evitando impactos emocionais como o estresse.
Os principais itens do programa de higiene do trabalho estão relacionados com:
• Ambiente físico de trabalho,envolvendo:
• Iluminação, Ventilação, Temperatura, Ruídos.
• Ambiente Psicológico de trabalho, envolvendo:
• Relacionamentos humanos agradáveis, Tipo de atividade agradável e motivadora, Estilo de gerência democrático e participativo, Eliminação de possíveis fontes de estresse.
• Aplicação de Princípios de ergonomia, envolvendo:
• Máquinas e equipamentos adequados às características humanas, Mesase instalações ajustadas ao tamanho das pessoas, Ferramentas que reduzam a necessidade de esforço físico humano.
• Saúde Ocupacional,envolvendo:
• Estabelecimento de um sistema de indicadores, abrangendo estatísticas de afastamentos e acompanhamento de doenças.
• Desenvolvimento de sistemas de relatórios médicos.
• Desenvolvimento de regras e procedimentos para prevenção médica.
•Recompensas aos gerentes e supervisores pela administração eficaz da função de saúde ocupacional.
• Avaliação Crítica
Acidente de trabalho
Um acidente de trabalho é aquele que se verifique no local e no tempo de trabalho, produzindo lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho, ou de ganho, ou a morte. Por outro;
Acidente do trabalho é o que...
tracking img