Saude mental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A prática de experimentar ou fazer uso de drogas existe desde os primórdios da humanidade, todas as sociedades consomem e recorrem às drogas para várias finalidades, como, por exemplo, à busca do prazer, mascarar a realidade vivida e até mesmo em ritos religiosos.
Atualmente a sociedade enfrenta problemas com o uso de drogas psicoativas, pois essas têm adquirido um caráter abusivo.Há, portanto, um aumento no número de pessoas (jovens e crianças) que já experimentaram e fazem uso de alguma substância psicoativa, tornando-se um problema sócio -econômico e político1.
No Brasil estima-se que o consumo de álcool e drogas atinge 70% da população, sendo que um quarto (1/4) desses desenvolve algum tipo de abuso ou dependência em alguma época da vida 8,16.
Não existe uma explicaçãopara etiologia do alcoolismo, mas todas as pessoas que fazem uso têm a probabilidade de se tornarem dependentes, essa probabilidade pode ser maior ou menor, pois depende de diferentes fatores de vulnerabilidade bio-pisco-sociais 8.
É possível notar que nas últimas décadas o uso abusivo de drogas alcançou proporções tão assustadoras que hoje é considerado um grande desafio para a saúde publica dopaís. Ciente disso, o Ministério da Saúde procurou regular o atendimento do dependente de drogas e álcool em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS-AD) 14, 15,17.
O CAPS é um serviço comunitário que tem como papel cuidar de pessoas que sofrem com transtornos mentais, em especial os transtornos severos e persistentes no seu território de abrangência. O CAPS deve considerar um cuidado intra, inter etransubjetivo prestando assistência terapêutica (psicológica e fornecimento de medicamentos) aos dependentes e seus familiares 13, 17.
O Ministério da Saúde tem suas ações baseadas na prevenção e promoção da saúde visando a redução da demanda de dependentes e a mudança de percepção da população dentro de um contexto de saúde publica 13.
Sendo assim o enfermeiro exerce um papel fundamental eimportante na educação do paciente12, realizando procedimentos terapêuticos visando prevenir as complicações e ações que envolvem o contexto interpessoal 16.


OBJETIVO
O estudo tem como objetivo abordar os aspectos relacionados ao uso e dependência de drogas psicoativas e a atuação do enfermeiro junto aos usuários dos serviços de saúde mental em uma instituição integral como o CAPS, enfatizandoo Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD II).

METODOLOGIA
Este trabalho é uma investigação exploratória e descritiva, desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico, com o objetivo de localizar informações sobre os aspectos relacionados ao uso e dependência de drogas psicoativas e atuação do enfermeiro junto aos usuários dos serviços de saúde mental em uma instituiçãointegral como o CAPS.
As fontes bibliográficas foram selecionadas na base de dados da Bireme contendo referências do Lilacs nos seguintes periódicos: Revista Brasileira de Psiquiatria, Revista Latino-Americana de Enfermagem, Revista Eletrônica de Enfermagem, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas, Caderno de Saúde Pública, Revista Conc. João Pessoa, Monografia de Especialização em SaúdeMental e Monografia de Residência em Saúde da Família da Universidade Vale do Acaraú.
Os descritores usados foram: Álcool, Drogas, CAPS, Enfermagem.
O material foi adquirido por empréstimo e sistema de reprodução e cópias e constou com 18 artigos relacionados ao campo de abordagem.
De posse do material foi realizada leitura exploratória e resenhas, para o reconhecimento dos artigos que atendiamos objetivos propostos, sendo que todos os artigos atendiam esses objetivos.

DESENVOLVIMENTO
Desde a antiguidade o uso de drogas esteve presente na sociedade, no entanto não era de caráter alarmante. O consumo destas substâncias sempre esteve ligado a um contexto histórico e cultural 1.
O álcool era utilizado como produto de fermentação de cereais na civilização egípcia 1 e foi difundido...
tracking img