Sarampo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SARAMPO

❖ Descrição:

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza víral, grave, transmissível, extremamente contagiosa, que afeta principalmente crianças, mas em gestantes, podeprovocar aborto ou parto prematuro.
O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes doaparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele.

❖ Agente causador:

Um vírus do gênero paramixovírus da família morbillivirus, cujo o homem éo único hospedeiro.

❖ Sintomatologia:

Hipertermia, tosse intensa, coriza, conjuntivite, exantema máculo-papular (pele com placas ásperas avermelhadas que começam no rosto e progridem emdireção aos pés), mal-estar, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas (exantema de Koplik).
Otite, pneumonia, encefalite são complicações graves do sarampo.

❖Transmissão:
É transmitido diretamente de pessoa a pessoa, através das secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

❖ Prevenção:

O sarampo pode serprevenido através da vacinação. A vacina contra sarampo é combinada com as para rubéola e caxumba com o nome de MMR, sendo dada em duas doses, primeira aos 9 meses e a segunda aos 15 meses. As pessoas comsarampo devem limitar o contato com outros até que tenham se passado 4 dias desde que as manchas apareceram. Pessoas que tiveram contato com outros com sarampo e não se vacinaram devem procurar ummédico imediatamente.
Adultos que nunca tomaram a vacina também devem ser vacinados, desde que não tenham condições de risco (imunidade baixa, grávidas). Os riscos de desenvolver complicações e morrersão maiores após os 20 anos. O risco de mortalidade é de cerca de 10-15% para pessoas que desenvolvem complicações em países subdesenvolvidos.

❖ Tratamento:

Não existe tratamento...
tracking img