Psicossociologia das organlizacoes

5468 palavras 22 páginas
AS ATITUDES
Quando falamos de uma atitude face a algo, estamos a referir-nos a uma ideia carregada de sentimentos face a uma coisa concreta, que nos vai condicionar e que nos vai levar a actuar de uma determinada maneira perante uma situação específica. Todas as atitudes têm uma intensidade, podendo fazer com que uma mesma situação para uma pessoa seja muito positiva, enquanto para outra será negativa e desfavorável. Isto porque as atitudes formam-se nas nossas mentes graças a experiências pessoais vividas e/ou à influência de pessoas importantes ou grupos de pertença.
A formação de atitudes pode ser enquadrada de acordo com duas abordagens distintas:
Perspectiva cognitivista: de acordo com esta perspectiva a informação que uma pessoa possui acerca de um determinado objecto (crença) caracteriza a atitude do indivíduo. A crença resulta da experiência directa mas também do processo de interacção com o outro.
Perspectiva emocional: não é sustentada pela racionalidade, a formação deriva de uma experiência emocional.
Os indivíduos tentam manter alguma consistência entre as componentes da atitude.
Quando uma delas muda surge um sentimento de inconsistência e o individuo é conduzido a duas opções:
Procura introduzir mudanças nas componentes que se mantiveram inalteradas;
Procura alterar a componente que mudou, no sentido de a voltar a aproximar das restantes.

EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE
1. Primeira Fase da Experiência de Hawthorne: As experiências da iluminação: O objectivo deste trabalho era relacionar a qualidade da iluminação com a produtividade. Foram constituídos grupos experimentais e de controlo. Os resultados contraditórios não apoiaram a teoria.
2. Segunda Fase da Experiência de Hawthorne :A experiência da sala de teste de montagem de relés - Este trabalho pretendia analisar a influência de diferentes horários de trabalho, pausas e benefícios na produtividade. Seleccionaram-se 6 trabalhadoras. Existem críticas que afirmam que o facto das funcionárias

Relacionados