Redutor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E.T.E.C. “PRESIDENTE VARGAS”









REDUTOR DE VELOCIDADE










MOGI DAS CRUZES
2009

Milton Ramos da Silva Junior N° 26
Paulo Fernando da Silva N° 27









REDUTOR DE VELOCIDADE


Projeto apresentado à ETEC “Presidente Vargas, como instrumento de avaliação para a componente curricular Tecnologia de projetos III.
Orientador: Prof. Marcos Mecca.MOGI DAS CRUZES
2009

“Dedicamos este trabalho a todos os nossos familiares e a todos os amigos que nos incentivaram e que não nos deixaram desistir, de nosso maior objetivo que é se formar Técnicos”.
AGRADECIMENTOS

“Agradecemos a todos os professores da ETEC Presidente Vargas que nos passaram conhecimentos necessários para o desenvolvimento deste projeto, em especial aoorientador do projeto Profº Marcos Mecca.”

















“Quando uma porta se fecha, outra se abre. Mas muitas vezes nós ficamos olhando tanto tempo, tristes, para a porta fechada que nem notamos aquela que se abriu.” (Alexander Graham Bell)
RESUMO

Neste trabalho estamos apresentando o projeto de um redutor de velocidade. Os redutores de velocidade são dispositivos mecânicosprojetados para se obter grandes reduções de transmissões, sem a necessidade de utilizar engrenagens de grandes diâmetros ou motoras de poucos dentes. Devido as leis da física, quando há uma redução de velocidade automaticamente há o aumento do torque disponivel. Os elementos basicos de um redutor são: eixos de entrada e saída, rolamentos, engrenagens e carcaça.
Existem vários tipos de redutoresde velocidade e entre os mais comuns estão os redutores de velocidade por engrenagens, sendo que as engrenagens podem ser cilíndricas, cônicas ou helicoidais e utilizar o sistema coroa e rosca sem fim.


















ÍNDICE

DEDICATÓRIA 3
AGRADECIMENTO 4
RESUMO 5
ÍNDICE 6
1. INTRODUÇÃO 7
2. OBJETIVOS 7
2.1. Objetivos Gerais 7
2.2. Objetivos Específicos 7
3.CRONOGRAMA 8
4. DIMENSIONAR AS CHAVETAS 9
5. DEMAIS COMPONENTES QUE SERÃO UTILIZADOS NO CONJUNTO 9
6. SELEÇÃO DO TIPO DE LUBRIFICANTE 11
7. MEMORIAL DE CUSTO 12
8. CONCLUSÃO 13
9. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 14
ANEXOS 15












1. INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste no desenvolvimento de um redutor de velocidade. Existem varios modelos e formas construtivas para se fazer umredutor de velocidade, porém os mais utilizados são os redutores de engrenagens que podem ser do tipo de engrengens cilindricas ou cônicas, podendo ainda utilizar do sistema de coroa e rosca sem fim e os dentes variam entre dentes retos e dentes helicoidais.
A aplicação de um redutor de velocidade se dá sempre que houver a necessidade de reduzir a rotação que normalmente é a rotação do motor para arotação requerida no equipamento ou dispositivo a ser acionado.

2. OBJETIVO

2.1. Objetivos Gerais

Desenvolver o projeto de um redutor de velocidade colocando em prática todo conteúdo teórico aprendido ao decorrer do curso.

2.2. Objetivos Especificos

Este trabalho tem como objetivo dimensionar todos os componentes de um redutor de engrenagens cilindricas de dentes retos, comodiâmetro dos eixos de entrada intermediario e saída, torque e rotação dos eixos, esforço das engrenagens, tipo de material utilizado na fabricação da carcaça do redutor, nos eixos e nas engrenagens, seleção de rolamentos e tipo de lubrificante.









3. CRONOGRAMA


4. Dimensionar as chavetas
As dimensões de altura e largura das chavetas serão extraídas do Formulário Técnico A. L.Casillas. Seguindo os padrões de dimensionamento convencionais de mercado. O comprimento das chavetas dos eixos de entrada e saída será admitido valor igual ao comprimento do cubo do acoplamento.

Onde:
• d = Diâmetro do eixo
• b = Largura da chaveta (mm)
• h = Altura da chaveta (mm)
• t = Profundidade do entalhe do eixo (mm)
• t1 = Profundidade da ranhura do cubo (mm)
• L = Comprimento da...
tracking img