Sapata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundação
 Fundação é um termo utilizado na engenharia para

designar as estruturas responsáveis por transmitir as solicitações das construções ao solo. Em geral, são utilizadas várias fundaçõesseguidas para esse fim. Existem diversos tipos de fundação e são projetadas levando em consideração a carga que recebem e o tipo de solo onde vão ser construídas.

Fundações rasas ou diretasTecnicamente, as fundações rasas ou diretas são aquelas em que a profundidade de escavação é inferior a 3 metros, sendo mais empregues em casos de cargas leves, como residências, ou no caso de solofirme.

Sapata
 Sapata é a parte inferior do alicerce, portanto a mais

larga; pode ser uma peça de madeira, metal ou concreto. A sapata é um bloco de concreto armado construído diretamente sobre osolo dentro de uma escavação. A sapata mais comum é de seis ferros ou oito ferros, dependendo da resistência requerida, sendo solução mais barata do que uso de estacas. Ela distribui o peso da obrapor uma área maior e sustenta a coluna com base na pressão distribuída sobre uma maior superfície para conferir estabilidade à obra.

Sapata Isolada
 São usadas em terrenos

que apresentam umaboa taxa de trabalho e quando a carga a ser distribuída é relativamente pequena. Em geral são feitas em forma de tronco de pirâmide e amarradas umas às outras através de cintas ou vigas baldrame.  Embaixo de toda sapata

deverá, sempre, ser colocada uma camada de concreto magro (farofa). É um concreto bem seco, sem função estrutural, que tem a finalidade de isolar o fundo da sapata paraque o solo não absorva a água do concreto da fundação

Execução de uma Sapata Isolada

1º Passo: Escavação

 2º Passo:

Regularização

 3º Passo:

Preparação das Laterais

 4ºPasso:

Marcação dos Pilares

 5º Passo:

Conferência

 6º Passo:

Armação

 7º Passo:

Saída para os Pilares

 8º Passo:

Concretagem

 9º Passo:

Finalização...
tracking img