Texto e discurso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto e discurso

Texto (verbal) é a unidade lingüística concreta percebida pela audição (na fala) e visão (na escrita) que tem unidade, sentido e intencionalidade.
Contexto discursivo são osfatores que formam a situação na qual é produzido o texto.
Discurso é a atividade comunicativa - constituída de texto e contexto discursivo (quem fala, com quem fala, com que finalidade) capaz de gerarsentido, desenvolvida entre interlocutores.
O texto é uma manifestação linguística produzida em uma situação concreta (contexto), com um determinado propósito (intenção) que culminará num discurso.Texto e discurso não devem ser encarados como iguais. Para Marcuschi, o texto é uma entidade concreta realizada materialmente e corporificada em algum Gênero Textual (p. 24). Já discurso é aquiloque um texto produz ao se manifestar em alguma instância discursiva. O discurso se realiza nos textos (p. 24).
Travaglia considera o discurso como a própria atividade comunicativa, a própria atividadeprodutora de sentidos para a interação comunicativa, regulada por uma exterioridade sócio-histórica-ideológica (p. 03). Texto é o resultado dessa atividade comunicativa. O texto, para ele, é vistocomo “uma unidade lingüística concreta que é tomada pelos usuários da língua em uma situação de interação comunicativa específica, como uma unidade de sentido e como preenchendo uma função comunicativareconhecível e reconhecida, independentemente de sua extensão” (p. 03).
Travaglia afirma que distingue texto de discurso levando em conta que sua preocupação é com a tipologia de textos, e não dediscursos. Marcuschi afirma que a definição que traz de texto e discurso é muito mais operacional do que formal.
Para Adam, discurso é o ‘objeto do dizer’ e texto é o ‘objeto da figura’, ou seja:Discurso = texto + condições de produção
Texto = discurso – condições de produção
Contexto é fonte de sentido (condições de produção)

Orlandi (2005, p. 21) acredita que “as relações de linguagem são...
tracking img