Santo inquerito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Informativo Literário

Sugestão de leitura do mês: O Santo Inquérito, de Dias Gomes

O Autor:
Alfredo de Freitas Dias Gomes, conhecido como Dias Gomes, baiano, grande dramaturgo e autor detelenovelas, nasceu em 19 de outubro de 1922 e faleceu em 18 de maio de 1999. Tendo como sua principal obra O Pagador de Promessas, também escreveu O Bem-Amado, O Rei de Ramos, Vargas, Roque Santeiro,Araponga, O Fim do Mundo, Dona Flor e Seus Dois Maridos

A Obra:

Uma peça dramática dividida em dois atos, que conta a história de uma lenda do sertão nordestino, narrada num tempo psicológico, ondeBranca Dias, protagonista da obra, retoma lembranças para poder entender o que estão fazendo com ela, e para tentar se defender.

Branca, uma jovem ingênua e inocente, de beleza excepcional, conhecePadre Bernardo, o antagonista, ao salvá-lo de um afogamento. Pessoa de caráter duvidoso, fanático religioso, o sacerdote, inseguro de sua vocação, esconde seus verdadeiros sentimentos atrás de suareligiosidade.

No início, o Padre Bernardo tenta conduzi-la à fé da Igreja Católica e libertá-la de seus pecados. Como ela salvou sua vida, ele acredita ter o dever de salvá-la. Mas, quando percebeseu interesse por Branca, a leva ao Tribunal para não ser condenado ao inferno. Branca, é acusada de judaísmo, de heresia e de práticas imorais.

Augusto, noivo de Branca, é preso por não ter acusadosua amada. Foi torturado até a morte. Simão Dias, pai de Branca, presencia a tudo o que fazem ao futuro genro, mas não se manifesta, para não se condenar.

Branca, indignada com a atitude do pai,repensa sobre a persuasão feita pelo Padre e não aceita mais confessar uma culpa que acredita não ter e se entrega ao Tribunal para ser julgada.

Sendo assim, é condenada à fogueira da Inquisição.Crítica:

O livro fala sobre a Inquisição, a intolerância religiosa e o preconceito. Seu ponto alto é quando Branca prefere se entregar à Inquisição a trair seus ideais:

“... não posso...
tracking img