Copa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

INTRODUÇÃO

Vamos aqui abordar a administração na área socioambiental, relatando os papéis dos administradores frente aos desafios socioambientais atuais. Tentar compreender a relação existente entre responsabilidade socioambiental e ética, bem como definir estes dois conceitos,analisando como influenciam no funcionamento de uma organização, e também, o motivo de ainda se utilizar uma fonte de energia fóssil e esgotável que agride tanto o meio ambiente, quando já se conhecem outros meios de obtenção de energia mais limpa, menos poluente, além de renovável.

DESENVOLVIMENTO

O crescimento populacional e industrial tem acelerado a destruição do planeta, e neste contextoa responsabilidade socioambiental tem ganhado cada vez mais importância entre as organizações quando estas se preocupam em crescer, operar, entre outros, de modo que não agravem ou contribuam para o crescimento dos problemas socioambientais.
Segundo (Costa, 200-?) a responsabilidade socioambiental pode ser definida como um conjunto de ações que promovam o desenvolvimento em comprometimentocom as áreas sociais e com o meio ambiente. Nos dias atuais enfrentamos diversos problemas ambientais, os quais segundo Licença Ambiental são:
• Alteração global do clima: o aumento da concentração dos gases estufa na troposfera terrestre (primeira camada da atmosfera) e de partículas de poluentes está causando um fenômeno conhecido como aquecimento global, que é o aumento da temperaturado planeta, devido a maior retenção da radiação infravermelha térmica na atmosfera.
• Desmatamento: a taxa anual de desmatamento das florestas, especialmente das tropicais, ocasiona diversos problemas como erosão, diminuição da produtividade dos solos, perda de biodiversidade, assoreamento de corpos hídricos e etc.
• Perda da diversidade genética: o desmatamento e outros problemasambientais acarretam em perda de biodiversidade, ou seja, em extinção de espécies e perda da variabilidade da flora e da fauna. A biodiversidade e seus recursos genéticos são fundamentais para futuros desenvolvimentos tecnológicos.
• Poluição do ar e do solo: ocasionada principalmente pelas indústrias, agroindústria e automóveis, através de: emissões atmosféricas das indústrias, disposiçãoinadequada de resíduos sólidos (exemplo: lixões) e de resíduos industriais que causam poluição do solo, acúmulo de aerossóis na atmosfera proveniente da poluição veicular e industrial, contaminação do solo por pesticidas e herbicidas, e etc.

Os problemas citados acima são na maioria das vezes causados pelas organizações, mesmo que indiretamente, quando o trabalho dessas tem um resultado queprejudica o meio em que ela atua. Assim, quando isso ocorre, é necessário que se repare o dano causado, o que pode interferir no funcionamento da empresa. Um exemplo disso é quando ocorre um acidente ambiental, como um derramamento de óleo, onde a empresa deixa de produzir, destinando a sua operação para a solução do problema, muitas vezes ficando sujeita à multas. Outro fato que ocorre é quandoas empresas têm sua atividade interrompida devido ao risco da ocorrência de problemas socioambientais.
Nas organizações, a responsabilidade socioambiental deve vir acompanhada da ética, onde a prática destas indica compatibilidade dos valores morais da empresa com os da sociedade. Portanto sem ética não existe responsabilidade socioambiental, pois uma necessita da outra, sendo que estão...
tracking img