Santo amaro – a sopa da morte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Um dos assuntos de maior repercussão no mundo atualmente é a situação do meio ambiente frente ao desenvolvimento humano. Porém, mesmo em meio a todo esse alarde midiático, muitos não sabem a dimensão do problema que é o uso indevido da natureza como fonte de vida.
Mas do que se trata do meio ambiente? Muitos estudiosos de direito consignam que essa definição se denota uma redundância, visto quea palavra “ambiente” (o âmbito que nos cerca) já inclui o vocábulo “meio”. Contudo, o ambiente é um conjunto de fatores naturais e culturais, cuja interação condiciona o meio em que se vive. Por isso a expressão “meio ambiente” é mais rica em sentido do que a palavra “ambiente”, por não abranger apenas o meio natural, bem como outros domínios, como os patrimônios culturais, paisagísticos,arqueológicos, artísticos e turísticos.
Este conceito conduz a existência de três aspectos do meio ambiente: O artificial, o cultural e o natural. O artificial é todo o espaço urbano, ou seja, construído pelo homem. Em geral, esta é a sua moradia, local de trabalho e lazer. O meio cultural, ora presente no meio artificial ou natural, é também uma obra feita pelo homem, embora diferente da urbana, peloseu valor especial para a humanidade. O meio ambiente natural ou físico compreende-se de todo domínio natural, como o solo, o ar atmosférico, a água, a fauna e a flora. O problema é quando o meio artificial toma conta do meio natural, anulando-o de todo o conjunto.
O Brasil está inserido neste contexto. Desde o seu “descobrimento”, quando ainda era a Ilha de Vera Cruz, em sua totalidade, tudo erafloresta, ou seja, apenas meio natural. Porém, com a chegada dos europeus, o espaço natural foi gradativamente se abreviando ao longo dos séculos. E o início de todos esses acontecimentos para a estruturação da terra “Verde e Amarela”, foi ocorrido neste solo, que posteriormente se chamaria de Bahia, a terra de todos os santos. Foi este solo que abrigou a primeira capital do Brasil e que hoje,depois de anos de menoscabo, mostra ao seu país do que é realmente capaz. Entretanto, ainda enfrenta problemas para emergir totalmente na sociedade brasileira.
Um dos maiores problemas enfrentados pela Bahia é a contaminação por chumbo na cidade histórica de Santo Amaro da Purificação, berço dos artistas Caetano Veloso e Maria Betânia. Hoje, a cidade de dona Canô recebe o título de cidade maiscontaminada por metais pesados do mundo, tamanha a concentração de chumbo no organismo da população.
No final da década de 50, em plena Guerra Fria, a empresa francesa Penarroya Oxide SA, lançou no Brasil uma subsidiária de nome Cobrac – Companhia Brasileira de Chumbo. Esta empresa se instalou em Santo Amaro já no começo da década de 60, como forma de usina para geração de lingotes de chumbo. Já nofinal da década de 80, a Cobrac foi vendida para a Pumblum Mineração e Metalurgia Ltda. A Usina Pumblum está localizada a noroeste da zona urbana de Santo Amaro, a 300m do rio Subaé, extremamente importante para a cidade.
Os benefícios prometidos com esta instalação era a extração de minério de chumbo (galena) de uma mina subterrânea presente no município de Boquira, na Chapada Diamantina.Contudo, o que era para favorecer, tornou no efeito contrário. No começo, o gado bovino e equino morreu. Logo depois, as plantações de regiões próximas foram contaminadas, gerando assim a perda da produção de hortaliças. Tudo isso foi motivo de reclamação dos residentes locais, sendo “aplacado” depois através da compra das terras mais próximas da empresa. Mesmo tendo todos esses problemas, além de sidoresolvido o impasse, ainda houve outro processo judicial contra a poluição do rio Subaé pelo líquido produzido no processo de fundição. Em 1993, a empresa paralisou as suas atividades, depois de 33 anos de atividade.
O fato de esta contaminação ter ocorrido, refere-se ao uso de tecnologias que não previam o controle concreto sob os efluentes líquidos e gasosos. A Cobrac produzia ligas de...
tracking img