Geologia vila velha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE JANGADA


























RELATÓRIO DE SAÍDA DE CAMPO DE GEOLOGIA


















JARAGUÁ DO SUL – 2011

















RELATÓRIO DE SAÍDA DE CAMPO DE GEOLOGIA





Atividade de saída de campo da matéria de Geologia, ao município de Vila Velha no estado do Paraná.JARAGUÁ DO SUL – 2011


1. INTRODUÇÃO


Em 26 de outubro de 2011, ocorreu a saída de campo da disciplina de geologia, para a cidade de Vila Velha no estado do Paraná, tendo como destino o Parque Estadual de Vila Velhas (PEVV), com 3.122,11 ha, pela Lei Estadual no 1.292, de 12 de outubro de 1953. A saída iniciou as 5 horas e 30min, da Faculdade Jangada, com chegada prevista ao parque as 9 horas e 30 minutos.
As saídas de campo em Geologia são uma estratégia de ensino/aprendizagem que, bem planejada e bem explorada, desperta o interesse dos alunos e leva à sua ativa participação, pois permitem a observação direta em um ambiente natural. A abordagem da Geologia numa saída de campo apresenta-se com uma perspectivacompletamente diferente e assim complementar o conteudo da sala de aula.
O ensino de biologia contribui significativamente para o desenvolvimento intelectual e ético do indivíduo. Para tanto, é necessário levar o aluno a observar, comparar e classificar fatos e fenômenos chegando a generalizações e a compreensão, em novo nível de complexidade, de forma mais elaborada do conhecimento jáproduzido e, conseqüentemente, a um aproveitamento mais racional do ambiente.
Moraes (1998) assume que existem diferentes perspectivas pelas quais a experimentação pode ser analisada e inicialmente conceitua experimentação como forma de testar algo; ou, em sentido mais amplo, de confirmar hipóteses que se julgam verdadeiras; de demonstrar a veracidade de uma hipótese; de verificar um fenômenonatural; de conhecer ou de avaliar pela experiência.



2. Objetivo

Objetivo geral: buscar analisar na pratica tudo o que foi visto em sala de aula durante o período letivo de geologia.


Objetivo especifico: buscar o conhecimento pratico daquilo que foi visto em sala de aula referente a arenitos. E juntamente a isto aprender um pouco mais sobre furnas.


3. DesenvolvimentoA busca por tentar compreender melhor os arenitos nos levou a saída de campo para Vila Velha, no Parque estadual de Vila Velha. Considerado um ótimo lugar para observações geológicas, podemos observar os três principais elementos do local: Arenitos, Furnas e a Lagoa Dourada.
Situado no esta do Paraná a cerca de 80 km de Curitiba (capital), vila Velha localiza-se no município de PontaGrossa, Paraná, Brasil, sob as seguintes coordenadas geográficas: 25° 14’ 09’’ de latitude Sul, 500° 00’ 17’’ de longitude Oeste. Seu principal acesso é através da rodovia 376, que interliga o Norte do Paraná ao Litoral, passando pela capital.
Considerado um dos sitio geológicos mais importante do Brasil, Vila Velha é esculpida por rochas carboníferas da Bacia do Paraná, esta preenchidapor rochas sedimentares que atingem até 6.300 metros de espessura e por rochas vulcânicas com até 1.700 metros.
Conta a lenda que na cidade de Itacueretaba “cidade extinta de pedra” (antigo nome de Vila Velha), estaria escondido o tesouro de Itainhareru, este sendo protegido por Tupã e vigiado pelos Apiabas (melhores homens das tribos). Os Apiabas tinham todas as regalias, só não poderiam tercontato com as mulheres, pois temiam que espalhassem o segredo e caso ocorresse Tupã se vingaria de toda a tribo. Dhui foi escolhido chefe dos Apiabas, mas não queria por ser mulherengo, as tribos sabendo, mandaram Aracê Poronga para seduzi-lo. Um dia Aracê levou um cálice de licor para embebedá-lo, mas como já havia se apaixonado bebeu com ele e se amaram. Tupã descobriu a traição do seu...
tracking img