Coimbra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Módulo: Cidadania e Profissionalidade IV



Vamos falar sobre a cidade de Coimbra, a Universidade, Portugal dos Pequeninos, Gastronomia típica, Monumentos, Lendas e Museus.
Aspectos geográficos
 Fica situada na margem direita do rio Mondego, na província tradicional da Beira Litoral.
 Freguesias: Almalaguês, Almedina, Ameal, Antanhol, Antuzede, Arzila, Assafarge, Botão, Brasfemes,Castelo Viegas, Ceira, Cernache, Eiras, Lamarosa, Ribeira de Frades, Santa Clara, Santa Cruz, Santo António dos Olivais, São Bartolomeu, São João do Campo, São Martinho de Árvore, São Martinho do Bispo, São Paulo de Frades, São Silvestre, Sé Nova, Souselas, Taveiro, Torre de Vilela, Torres do Mondego, Trouxemil e Vil de Matos.
 Concelhos: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira daFoz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.
 Número de Habitantes: 123 829
 Serras: Serra do Açor (altitude máxima do distrito, 1417 m), Serra da Lousã, do Buçaco e da Boa Viagem.
 Rios: Mondego (o maior rio que nasce em Portugal) e os seus afluentes, o Dão, o Alva, o Ceira, oArunca e o Pranto.
A História de Coimbra
 Inicialmente, Coimbra era um lugar pré-histórico situado numa colina perto do rio Mondego. No período romano chamava-se Aeminium, e foi uma cidade importante no centro do território lusitano, sendo o vestígio mais claro deste período. Aos Romanos sucederam os Suevos e os Visigodos. Nos séculos V e VI, sob o domínio visigótico, a cidade passou a serdenominada por Emínio. Mais tarde, após a vinda do bispo de Conímbriga para Emínio, o nome mudou novamente, passando esta a ser Colimbriae, e seguidamente Coimbra. Depois dos Visigodos vieram os Mouros. Coimbra foi reconquistada aos Mouros, em 1064, por Fernando, o Magno, e foi aí que se instalaram os reis da 1ªdinastia. O conde D. Henrique e a rainha D. Teresa estabeleceram aí a sua residência e foilá que nasceu o primeiro rei de Portugal - D. Afonso Henriques. Outros reis nasceram nesta cidade: D. Sancho I, D. Afonso II, D. Sancho II, D. Afonso III, D. Afonso IV, D. Pedro I e D. Fernando. A cidade ficou também ligada à trágica morte de Inês de Castro.
Os Monumentos
Coimbra é o mais antigo centro cultural do país, tendo um valor monumental e arquitectónico excepcional, sendo por isso umlocal muito visitado por historiadores, arqueólogos e turistas.
Principais Monumentos de Coimbra:
 Mosteiro de Santa Cruz  Mosteiro de Santa Clara-a-Nova  Mosteiro de Santa Clara-a-Velha  Convento de Celas  Sé Velha de Coimbra  Sé Nova de Coimbra  Aqueduto de São Sebastião  Igreja de São Tiago  Igreja de São Salvador  Igreja de São António dos Olivais  Portugal dos Pequeninos.Alguns monumentos:

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

Fundado em 1283 por D. Mor Dias, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha foi entregue às freiras clarissas pouco depois. Dona Isabel de Aragão, a Rainha Santa Isabel, interessou-se pelo convento e mandou construir uma nova igreja, em estilo gótico, que foi consagrada em 1330.

Mosteiro de Santa Clara-a-Nova

O edifício é em estilo barroco,sóbrio e utilitário, ponteado por torreões. Na igreja, guarda-se, no retábulo da capela-mor, a urna de prata e cristal, do séc. XVII, onde é venerado o corpo da Rainha Santa Isabel. O túmulo primitivo da padroeira da cidade, em pedra, executado por Mestre Pêro em 1330, encontra-se no coro baixo da igreja. O claustro de 1733, tem risco de Carlos Mardel.

Sé Velha

O templo actual data da segundametade do século XII, tendo sido aberto ao culto em 1184 e segue o estilo românico coimbrão da segunda fase. Com projecto do francês Mestre Roberto, a igreja tem um exterior robusto, simétrico, com escassas aberturas e coroamento de ameias

Portugal dos Pequeninos
Este parque temático, realizado por iniciativa do médico Bissaya Barreto, com plano do arquitecto Cassiano Branco, foi inaugurado em...
tracking img