Trabalho sobre uma aldeia- antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Católica Portuguesa
Instituto das Ciências da Saúde
Escola Superior Politécnica de Saúde

Curso de Licenciatura em Enfermagem
1º Ano – 1º Semestre
Docente: Professor Michael Pereira

ABADE DE NEIVA

Discentes:
Sara Costa, nº 198910021
Susana Figueiredo, nº 198910030

A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para a frente."(Soren Kierkegaard)

SUMÁRIO

0- INTRODUÇÃO 3
1- ABADE DE NEIVA 5
2- PATRIMÓNIO E ESPAÇOS COMUNITÁRIOS 6
2.1- LENDA DO PENEDO DA MOURA ENCANTADA 9
3- HERÁLDICA 10
4- FAMÍLIA 11
5- SAÚDE E HIGIENE 13
6- VIDA EM COMUNIDADE 15
7- FESTIVIDADES E GASTRONOMIA 16
8- CURIOSIDADES 18
9- CONCLUSÃO 19
10- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
ANEXOS 21
Anexo I 22
AnexoII 24
Anexo III 26
Anexo IV 29
Anexo V 31
Anexo VI 34
Anexo VII 36
Anexo VIII 38
Anexo IX 40
Anexo X 42

0- INTRODUÇÃO

No âmbito da Unidade Curricular da disciplina de Antropologia, do 1º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem do Instituto Superior de Saúde da Universidade Católica Portuguesa (Pólo de Sintra/Lisboa), ano lectivo 2010/11 leccionada pelo Docente MichaelPereira, foi-nos proposto a realização de um trabalho que apresenta como principal objectivo de adquirir competências para compreender as pessoas tradicionais do campo. Posto isto, seguiu-se uma reflexão intensa sobre qual seria a aldeia eleita. Escolhemos então, uma aldeia do norte, Abade Neiva. Aldeia, esta que se localiza no concelho de Barcelos, distrito de Braga.
Através do estudo destaaldeia, e dos conhecimentos que adquirimos ao longo da temática leccionada nas aulas sobre o Comunitarismo Agro-Pastoril, foi-nos bastante mais acessível realizar este trabalho. Assim sendo, estudámos como decorria a vida na aldeia, como esta estava organizada, as festas e os dias de domingo, como se realizava o trabalho e como as tarefas estavam distribuídas, isto é, quem fazia o quê, como eramencaradas a higiene e a doença entre outros pontos relevantes.
Tentámos abordar todos estes temas com traços de um período distante, aproximadamente cinquenta anos, no entanto recolhemos informação um pouco mais recente. Contudo, procurámos não relacionar o passado com o presente, para não nos distanciarmos do autêntico e natural comunitarismo da altura.
Para a concretização deste trabalho realizámosdiálogos, ouvimos histórias, lendas e também alguns desabafos, que nos transmitiram alguma angústia e saudade dos tempos que já lá vão. Recorremos também à tecnologia dos nossos dias para registar alguns locais emblemáticos e bastante relevantes para demonstrar tudo o que a seguir iremos descrever.
Tudo isto, foi essencial para a recolha de informação e concretização do objectivo deste trabalho.1- ABADE DE NEIVA

Abade de Neiva é uma localidade e também sede de freguesia com o mesmo nome pertencente ao concelho de Barcelos, distrito de Braga. Situada na bacia orográfica do Cávado, na encosta de altos montes, a freguesia de Abade de Neiva possui uma população residente de quase 1.900 habitantes distribuídos por um território de 6,96 km², tendo assim uma densidade de 268,5hab/km². De localização geográfica 41° 33′ 46″ N e 8° 39′ 04″ W, Abade de Neiva é uma das 89 freguesias de Barcelos, sendo este o concelho com maior número de freguesias em todo o país. (Ver ANEXO 1)
Não se sabe exactamente a origem do topónimo Abade, pois outrora conhecida por Santa Maria de Condevão ou por Santa Maria de Vado, Abade de Neiva aparece designada enquanto  paróquia  já  nos  finais  do século  XI.  Nas  Inquisições de D. Afonso II de 1220, esta freguesia vem com a denominação De Sancta Maria de Abbade, a mesma designação que volta a surgir nas Inquisições de 1258. D. Dinis torna-a padroado do Mestre Martinho de Oliveira, cónego da Sé de Braga que, nove anos depois, instituiu aqui uma colegiada. Mais tarde, passou a ser Abadia da apresentação da Casa de Bragança, permanecendo...
tracking img