Santo agostinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT’ANA
FACULDADE SANT’ANA
CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA

DEBORA MARIA STADLER

SANTO AGOSTINHO E RELIGIÃO

PONTA GROSSA
2010
INSTITUIÇÃO DE ENSINOSUPERIOR SANT’ANA
FACULDADE SANT’ANA
CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA

DEBORA MARIA STADLER

SANTO AGOSTINHO E RELIGIÃO

Trabalho apresentado à Disciplina deCiências Religiosas do Curso de Bacharelado em Psicologia do Instituto de Educação Superior Sant’ana, como requisito de avaliação bimestral.

Professora: DonizettiPessi.

PONTA GROSSA
2010
1 INTRODUÇÃO

2 O SENTIDO DA BUSCA RELIGIOSA

“As atividades clínicas do psicólogo permitem que ele se depare, se estiver aberto para isso, com a contundência comque as concepções religiosas atravessam a busca de significado e sentido pelo paciente em estado de sofrimento ou doença, independentemente de ele estar ligado ou não à prática de uma religião,influenciando questões como diagnóstico, restabelecimento e prognóstico” (GENARO JÚNIOR, Fernando, 2008, p. 527).
“Entre os estudiosos do tema, há alguns autores que defendem que o próprio movimento debusca de sentido é religioso em si mesmo, sendo característico da condição humana (Prado, 1999; Safra, 1999b), enquanto outros estudam a religiosidade enquanto expressão cultural e social (Massini, 1999;Paiva, 1999), mas é possível pensar-se que o fenômeno religioso encontra-se imbricado nesses dois registros distintos. No entanto, a busca de sentido é própria da condição ontológica do ser humano, epode ou não ser contemplada por meio dos aspectos socioculturais. Ou, ainda, pode ou não ser representada e/ou pensada, sempre de forma parcial. Nesse sentido, Amatuzzi (1999) afirma que há uma grandediferença entre a experiência religiosa e a religião instituída, ambas podendo apresentar gradações em suas qualidades de desenvolvimento” (GENARO JÚNIOR, Fernando, 2008, p. 527).
“Religião é...
tracking img