Santo agostinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Santo Agostinho
A Cristianização do Platonismo

1-Como Santo Agostinho vê a relação entre a filosofia platônica e a religião cristã?
Que os textos platônicos lidos por ele tinham muito a ver comos textos cristão, por aproximação com o mundo abstrato e espiritual, pois ele não acreditava em um mundo espiritual, e ao mesmo tempo indicando os limites que são superados pela revelação e fé. Se,ele tivesse se familiarizado com as Escrituras Sagradas e deparasse então com os livros platônicos talvez ele pudessem ter extraído o motivo da piedade. Quando começou a ler os textos platônicos viuque existiam também textos com proclamação a Vossa Graça, que aquele que vê não se glorifique como se não tivesse recebido apenas aquilo que vê, mas a própria possibilidade de ver.
O Problema do Mal2-Por meio de que argumento Santo Agostinho procura mostrar que o mal pressupõe a existência do bem?
Que o mal não em existência real ou positiva, apenas surgiu na ausência do bem. O mal não é umasubstancia, pois se fosse uma substancia seria o bem, pois Deus viu que tudo que havia feito era bom.
O mal é o resultado da liberdade humana, liberdade essa mal conduzida. Deus criou o homem livre eo homem escolheu o pecado. Com isso surgiu o mal moral e o mal físico. O mal metafísico é uma consequência, um castigo de Deus. O mal físico atinge a perfeição natural dos seres e o mal moral na realmá vontade que livremente faz o mal.
3-Como Santo Agostinho define o mal neste texto?
Houve uma religião a mistura do cristianismo, panteísmo e filosofia que gerou o Manaqueísmo, importantereligião para a doutrina-filosófica, onde aborda a existência do mal. Para ele Deus não é responsável pela existência do mal e não aceita a ideia de que possa existir algo contrario do bem, que o mal temorigem no homem e não pode evitar que isso acontece.
Quem é Deus
4-Como é possível, segundo Santo Agostinho, chegarmos ao conhecimento de Deus?
A possibilidade de conhecer Deus como um ser...
tracking img