Sangue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HEMATOLOGIA

( SANGUE - porção líquida do meio interno do organismo que circula rapidamente no interior de um sistema fechado de vasos (Sistema Circulatório). Trata-se de uma suspensão de células (hemácias, leucócitos e plaquetas) em um líquido complexo (plasma) constituído por água, sais minerais, vitaminas, proteínas, glicídios e lipídios.
Uma característica importante do sangue é aconstância da sua composição química e propriedades físicas, assegurando condições físicas para o funcionamento das células. Ele é constantemente renovado pela entrada e saída de substâncias que modificam discretamente sua composição.
A constância da composição do sangue, com estreita faixa de variação, é o resultado mantido pela rapidez pela qual as substâncias deixam e entram no sanguequando estão em excesso ou em concentrações abaixo do normal respectivamente.
Quando fora do organismo, o sangue passa fisiologicamente do estado líquido para o estado de gel, com a formação do coágulo. Este libera uma parte líquida chamada Soro.

( Plasma: è a porção fluida do sangue não coagulado; contém os fatores da coagulação, exceto aquele removido pelo anticoagulante; é formadoàs custas da ingestão de água, de alimentos, da difusão e trocas líquidas entre os vários compartimentos do organismo.

( Soro: é a porção líquida amarelada do sangue que resta após a coagulação e remoção do coágulo. Não contém elementos celulares nem a maioria dos fatores da coagulação. Apresenta em solução sais minerais, vitaminas, glicídios, proteínas, lipídios, enzimas, hormônios,produtos anabólicos e catabólicos, substâncias também encontradas no plasma.

A centrifugação do sangue total (colhido com anticoagulante) fornece o volume de glóbulos e plasma da amostra. A medida dos glóbulos é chamada Hematócrito ou Volume Globular, e exprime o percentual do volume ocupado pelos glóbulos vermelhos (Hemácias).

Valores médios normais do hematócrito:
Homem: 40 a54%
Mulher: 35 a 47%
Criança após 1 ano: 36 a 44%
Recém-nascido: 44 a 62%.

Volume sanguíneo total (ml):
Homem: 3600 – 5800 ml
Mulher: 2900 – 4400 ml

Volume globular total (ml):
Homem: 1600 – 2700 ml
Mulher: 1200 – 1800 ml

Volume plasmático total (ml):
Homem: 2000 – 3100 ml
Mulher: 1700 – 2600 ml

(Composição do sangue
O sangue é constituído de duas frações combinadas, sendo 55% para o plasma e 45% para as células.
A porção acelular ou plasma é constituído de 91,5% de água que serve de solvente das substâncias orgânicas e minerais e ainda de veículo para as células, moléculas e íons.Os restantes 7% são formados por proteínas ( Albumina e Globulina) e 1,5% por sais e outros constituintesorgânicos em dissolução.

A porção celular apresenta três tipos de células em suspensão no plasma:
· Glóbulos vermelhos, hemácias ou eritrócitos.
· Glóbulos brancos ou leucócitos.
· Plaquetas ou trombócitos (não são células e, sim, fragmentos celulares).

[pic]

( Funções do Sangue
- meio de transporte que realiza as trocas de substâncias entre os diversos sistemas do organismo:* transporte de Oxigênio dos pulmões para os tecidos e de Gás Carbônico dos tecidos para os pulmões;
* transporte de nutrientes do sistema digestório até os tecidos e de excretas dos tecido para os rins, constituindo a urina;
* transporte de hormônios;
- regulação do equilíbrio hídrico do organismo;
- regulação térmica do organismo;
- imunidade.

( HEMOGRAMA - Noções Gerais

Hemogramaé o exame laboratorial de rotina para a avaliação quantitativa e qualitativa dos elementos figurados do sangue. Pode mostrar alterações de significado diagnóstico não apenas em doenças hematológicas, mas também em outras patogenias.

Constituição do Hemograma

* Leucograma: - Contagem Global (nº total de leucócitos em Câmara de Neubauer - lâmina de microscopia, bem mais alta do que uma...
tracking img