Saneamento ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Definir :
a) Saneamento Básico;
Saneamento básico é a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo das águas pluviais, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana,o manejo do resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando a saúde das comunidades.

b) Sistema Unitário de Esgotamento;
Consiste na coleta de águaspluviais, dos esgotos domésticos em um único coletor.

c) Sistema Separador Absoluto.

Neste sistema, o esgoto doméstico fica completamente separados da água pluvial.

d) Sistema de EsgotosSanitários;

É a construção de um conjunto estrutural que compreende canalizações coletoras funcionando por gravidade, unidades de tratamento e de recalque quando imprescindíveis, obras de transporte e delançamento final, além de uma série de órgãos acessórios indispensáveis para que o sistema funcione e seja operado com eficiência.

e) Objetivos Sanitários, Econômicos e Sociais.

Como objetivossanitários destacam-se a coleta e remoção rápida e segura das águas residuárias;o tratamento dos resíduos, quando necessário;a disposição sanitária nos corpos receptores e a eliminação da poluição dosolo.
Como objetivos econômicos destacam-se a implantação e desenvolvimento das indústrias;conservação de recursos hídricos;conservação de vias públicas, preservação do trânsito proteção dosterrenos;valorização das terras e propriedades.
Como objetivos sócias destacam-se a eliminação dos aspectos ofensivos aos sentidos (estética e odores);drenagem dos terrenos;prevenção de desconforto eacidentes (chuvas intensas);uso dos cursos de água para recreação e esportes aquáticos.


3- Quais as principais dificuldades para implantação de sistemas unitários de esgotamento?
No dimensionamentodo sistema devem ser previstas as precipitações máximas com período de recorrência geralmente entre cinco e dez anos, implicando em grandes estruturas; apresenta custo de implantação elevado e...
tracking img