Sandalias havaianas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SANDÁLIAS HAVAIANAS

Quando foram lançadas, em 1962, as sandálias Havaianas tinham entre os seus mercados alvos a emergente classe média brasileira. Na promoção, os primeiros comerciais da marcaretratavam famílias felizes, calçando “As legítimas” à beira de piscinas. Com o passar dos anos, as Havaianas perderam o charme e o valor aos olhos dos consumidores. Um dos motivos é que, desde olançamento até 1994, o produto permaneceu praticamente inalterado. Ele foi popularizado pelas campanhas protagonizadas por Chico Anysio. Nelas o slogan “não deforma, não tem cheiro, não solta as tiras”exprimia o singelo posicionamento de durabilidade e higiene. Na distribuição, ficou difícil encontrar as Havaianas nos grandes centros, a não ser na periferia. No preço, apareceram concorrentes com custose preços ainda mais baixos do que os praticados para as Havaianas.
No contexto externo, a sociedade brasileira evoluiu em poder aquisitivo, aspirações de consumo e sofisticação do gosto. AsHavaianas entraram na década de 90 como um produto barato dirigido a pessoas pouco exigentes. Em situações assim, a participação do mercado – que das havaianas é de quase 90% na categoria de sandálias deborracha – não garantem rentabilidade.
Em 1994, a Alpargatas, dona da marca, resolveu virar o jogo. Na gestão estratégica de marketing, o posicionamento passou a destacar moda, juventude, relaxamento eaté sofisticação. Era preciso seduzir outra vez a classe média como mercado alvo, que estava atraída pelas sandálias de PVC, com liderança da marca Rider, da Grandene.
Na gestão do composto demarketing o aprimoramento começou pelo produto, com investimentos no design e criação da linha Havaianas Top (monocromática, com solado mais alto e nome gravado em relevo). Na promoção, os comerciaistrouxeram testemunhais bem-humorados de gente jovem e bonita, como as atrizes Luana Piovani e Deborah Secco. A marca recebeu a ajuda da publicidade (gratuita) das consumidoras e supermodelos como Naomi...
tracking img