Salmoneloses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SALMONELOSES

As infecções provocadas pelas bactérias do gênero Salmonella são universalmente consideradas as causas mais importantes de doenças transmitidas por alimentos. A maior parte dessasbactérias é patogênica para o homem, apesar das diferenças quanto às características e gravidade da doença que provocam.

Aspectos gerais:
As salmonelas são bacilos Gram-negativos, não formadores deesporos, anaeróbios facultativos, catalase positivos, oxidase negativos, redutores de nitratos e nitritos, geralmente, moveis com flagelos peritríquios, com exceção da S. gallinarum e da S. pollorum,pertencentes à família Enterobacteriaceae. Não são organismos exigentes, podendo se multiplicar em diversas condições ambientais externas aos seres vivos. Desenvolvem-se facilmente em alimentos,assim como em águas contaminadas com restos de alimentos ou fezes.
A classificação das salmonelas é muito complexa e, apesar das inúmeras discussões ao longo de vários anos, só na década de a970 sealcançou um considerado progresso. Assim, antes dessa época as espécies do gênero Salmonella eram classificadas de acordo com sua epidemiologia, reações bioquímicas e estrutura antigênica, o que aliascontinua prevalecendo até hoje, na grande maioria dos laboratórios de diagnostico. Embora ainda existam divergências sobre as denominações sorovar e sorotipo, bem como sobre a melhor forma de apresentarum re4sultado, empregando nomes ou formulas antigênicas, alcançou-se um consenso, de que todos os sorovares ou sorotipos de Salmonella pertencem a duas espécies: Salmonella bongori, a qual contém 18sorovares, e Salmonella entérica, a qual contém 2.460 ou mais sorovares, divididos em 6 subespécies: (entérica, salamae, arizonae, diarizone, houtenae, indica).

Reservatórios:
As salmonelaslocalizam-se primordialmente no trato gastrointestinal das aves em geral, de mamíferos domésticos e silvestres, bem como de repteis, ovos e leite não pasteurizado sem provocar, na maioria das espécies...
tracking img