Artigo vpn

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VIRTUAL PRIVATE NETWORK (VPN)

Caio Henrique de Vasconcelos Domingos[1]

Edson Martins Araújo[2]

Jurandir de Souza Conceição[3]

RESUMO

A necessidade da troca de informações restritas de forma segura e com baixos custos tornou-se um grande problema para a maioria das entidades que possuem seus dados circulando através de redes de computadores. O avanço e a criação de tecnologias quebuscam solucionar estas questões têm sido um dos maiores desafios na área da computação. Algoritmos criptográficos, protocolos de segurança, meios de comunicação seguros, são alguns dos itens primordiais para que esta informação possa trafegar em ambientes livres de interferências externas. A VPN – Rede Privada Virtual – é uma das soluções mais viáveis presentes no atual mercado da informática.Neste trabalho, serão mostrados os principais itens desta tecnologia, a fim de posicioná-la como uma alternativa segura e economicamente atrativa para organizações privadas e publicas.
Palavras-chave: VPN, Rede de computadores, Alternativa segura.

1 INTRODUÇÃO

Com a grande evolução da informática e dos meios de comunicação, grandes e pequenas empresas utilizam estas tecnologias pararealizar negócios ou solucionar problemas em suas instalações espalhadas por todo o país ou mesmo
pelo mundo, mas todas necessitam de uma maneira de manter uma comunicação rápida, segura e confiável onde quer que seus escritórios estejam. Diante desta situação estudaremos a seguinte questão, o que é VPN (Virtual Privative Network) e quais as suas funcionalidades?
Como objetivo geral analisaremoso que é VPN, as suas funcionalidades e qual o custo beneficio da sua utilização. Também será estudado mais detalhadamente os seguintes objetivos específicos.
Identificar o que vem a ser VPN, verificar a sua implementação e funcionalidades e medir a importância de sua utilização para acessos confiáveis.
Com o avanço da informática, é comum que empresas possuam várias filiais com suas própriasredes de computadores e também empresas que prestam serviços para vários clientes pelo mundo. Estas empresas, na maior parte dos casos, não possuem qualquer ligação física com suas filiais ou seus clientes, principalmente pelo fator financeiro e, em alguns casos, devido a grande distância existente entre elas. Apesar disso, a troca de informações sigilosas é essencial e, consequentemente, diversosmétodos são desenvolvidos com o intuito de interligar tais redes de forma segura.
A VPN ou Rede Privada Virtual é uma das formas de se acessar diferentes redes de uma empresa, ou de usuários comuns, onde se utiliza para isso um meio público para o tráfego dos dados entre elas, que geralmente é a Internet.
Este trabalho visa mostrar que a VPN é uma opção viável e segura para desempenhar este papel,estudaremos suas principais características e funcionalidades assim como o custo de sua utilização pois de acordo com Cyclades (2000, p.167) “A principal motivação para implementação de VPNs é financeira [...]”.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITOS DE REDES
Para Tanenbaum (1997), rede de computadores é um conjunto de computadores autônomos interconectados, trocando informações entre si,através de um fio de cobre, fibras ópticas, rádio, microondas, satélites de comunicação, entre outros, com o objetivo de compartilhar recursos aos usuários, como aplicações, equipamentos e dados, independente da localização física deste recurso ou do próprio usuário.
As redes de computadores podem ser classificadas como:

LAN (Rede Local): Uma rede que liga computadores próximos (normalmente em ummesmo prédio ou, no máximo, entre prédios próximos) e podem ser ligados por cabos apropriados (chamados cabos de rede). Ex: Redes de computadores das empresas em geral.
MAN (Metropolitan Area Network): Operam em áreas maiores que as LAN e com maiores velocidades. Devemos ainda considerar que “altas taxas de transmissão” e “pequenas distâncias” são termos suscetíveis aos avanços tecnológicos....
tracking img