Salmonelose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HIPOTIREOIDISMO
O quê é?
O hipotireoidismo, também conhecido como insuficiência tireoidiana ou mixedema é uma doença metabólica que se caracteriza por uma produção insuficiente de hormôniostireoidianos (T3 e T4). Estes hormônios produzidos pela glândula tireóide têm um papel metabólico essencial no organismo, portanto, uma redução da produção destes pode desencadear diversossintomas por todo o corpo.  As mulheres são mais afetadas por esta doença, estima-se que há 4-5 vezes mais mulheres do que homens com hipotireoidismo (algumas fontes falam de até 10 mulheres para um homem). 6% dapopulação mundial sofrem algum grau de hipotireoidismo.
Causas do hipotireoidismo
- Uma das causas mais comuns é a tireoidite, cuja mais freqüente é a tireoidite crônica de Hashimoto, que é uma doençaauto-imune que destrói a tireóide (esta doença tem uma pré-disposição genética). Ressaltamos que outras tireoidites também podem ser responsáveis pelo hipotireoidismo.
- Tratamentos com iodoradioativo ou uma intervenção cirúrgica na região da tireóide podem favorecer o hipotireoidismo. O  iodo radioativo ou a intervenção cirúrgica podem ser recomendados em caso de hipertireoidismo.
- Em raroscasos, o uso de determinados medicamentos como o lítio (medicamento contra a psicose maníaco-depressiva) ou a amiodarona (medicamento para o coração).

- Uma quantidade insuficiente de iodo. Defato, o iodo é essencial para a constitução dos hormônios tireoidianos. Carências em iodo existem ainda nos países em desenvolvimento, já nos países industrializados isso não ocorre com tantafreqüência, pois o sal é artificialmente enriquecido com iodo, e, portanto cada pessoa tem uma dose cotidiana suficiente.  Nas crianças, essa carência  pode provocar o cretinismo (pequena estatura, aumento dopescoço, retardo mental), e nos adultos, a carência em iodo (levando ao bócio e ao hipotireoidismo), se chama bócio endêmico ou coma mixedematoso.
- Nas mulheres, a menopausa pode provocar...
tracking img