Protocolo de kyoto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Apesar do Protocolo de Kyoto ter sido assinado em 1997 no Japão sua discussão começou bem antes em 1988 em Toronto, Canadá onde foi a primeira reunião entre governantes e cientistas sobre asmudanças climáticas, em 1990 com base na colaboração científica cientistas advertem que seriam necessário reduzir as emissões de gases em 60%, em 1992 160 governos assinaram a Convenção Marco sobre MudançaClimática na ECO-92 só em 1995 chega-se a conclusão que os primeiro sinais de mudanças climáticas são evidentes e então em 1997 é assinado o Protocolo de Kyoto um tratado internacional que visareduzir a emissão de gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global.

* Mesmo sendo assinado em 1997 sua efetivação só aconteceu em 2005, 163 aderiram ao protocolo, mas somente 35países tem metas de redução de gases. Os países são obrigados a reduzir 5,2% de gases poluentes, entre os anos de 2008 e 2012 em relação a 1990.

* Alguns países não aderiram entre elesdestacam-se Estados Unidos que diz que este protocolo pode afetar a sua economia, Australia que não concorda que só países desenvolvidos tenham metas, Canadá que como a Australia não concorda que só paísesdesenvolvidos tenham metas e a Russia que aderiu só depois devido a moeda de troca.

* Países em desenvolvimento como Brasil, México, Argentina e Índia não receberam metas de redução.

*Duração: Expira em 2012 e já há o compromisso da ONU e de alguns governos para um novo acordo programada para 31 de outubro e 1 de novembro na China, sendo provável uma emenda com novas metas no Protocolode Kyoto

* Mercado de Carbono: Viabiliza amenizar emissões dos gases poluentes sem que prejudique a economia nacional. São espécies de moedas cotadas em dólar. Países que atingem suas metasganham créditos que podem ser usados como moeda de troca no mercado. Os preço dos créditos de carbono são variáveis com isso houve uma necessidade de padronizar equivalente a uma tonelada de CO2....
tracking img