Protocolo de kyoto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tratado internacional que visa reduzir a emissão de gases na atmosfera, o Protocolo de Kyoto se propõe um calendário pelo qual os países desenvolvidos têm a obrigação de reduzir a quantidade de gasespoluentes em, pelo menos, 5,2% até 2012, em relação aos níveis de 1990. Os países signatários teriam que colocar em prática planos para reduzir a emissão desses gases entre 2008 e 2012.

A reduçãodas emissões acontece em várias atividades econômicas. O Protocolo de Kyoto estimula os países signatários a cooperarem entre si, através de algumas ações básicas:

Reformar os setores de energia etransportes;
Promover o uso de fontes energéticas renováveis;
Eliminar mecanismos financeiros e de mercado inapropriados aos fins da Convenção;
Limitar as emissões de metano no gerenciamento deresíduos e dos sistemas energéticos;
Proteger florestas e outros sumidouros de carbono.
Os Estados Unidos da América negaram-se a ratificar o Protocolo de Kyoto, de acordo com a alegação do presidenteGeorge W. Bush de que os compromissos acarretados pelo mesmo interfeririam negativamente na economia norte-americana.

A Casa Branca também questiona o consenso científico de que os poluentesemitidos pelo Homem causem a elevação da temperatura da Terra.

Mesmo o governo dos Estados Unidos não assinando o Protocolo de Kyoto, alguns municípios, Estados (Califórnia) e donos de indústrias donordeste dos Estados Unidos tentam maneiras para reduzir a emissão de gases tóxicos — tentando, por sua vez, não diminuir sua margem de lucro com essa atitude.

Principais países interessados:

UniãoEuropéia: Seus quinze membros são as maiores vozes a favor desse acordo.
China: Segundo maior emissor de gases-estufa do planeta, tem reduzido muito suas emissões de dióxido de carbono na atmosfera.Não tem meta de emissão a cumprir, mas os americanos querem que adote compromissos de redução.
Austrália: Faz parte do "Umbrella Group", (integrado, ainda, por Canadá, Noruega, Japão e Nova...
tracking img