Salgadinho extrusado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSO DE PRODUÇÃO
SALGADINHO EXTRUSADO








AMANDA ROBERTA PIRES
MÁRCIA FREITAS DA CRUZ
REGIANE AGUSTINHO










SOROCABA-SP
2012


SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 3
2. HISTÓRIA 4
3. O EQUIPAMENTO 5
4. INGREDIENTES 7
5. PROCESSO DE PRODUÇÃO 8
6. FUNCIONALIDADE DO PROCESSO DE EXTRUSÃO 11
7. TABELA 12
BIBLIOGRAFIA 13



SALGADINHO EXTRUSADO

1.Introdução
Um dos processos industriais que tem se mostrado eficiente na obtenção de produtos alimentícios é a extrusão. Em virtude da sua versatilidade operacional e suas múltiplas funções, esta tecnologia tem encontrado um vasto campo de aplicações, seja para a produção de alimentos para o consumo humano ou para o consumo animal.
Na área de alimentos para consumo humano, a diversidade deprodutos envolve as áreas de panificação (pão chato “flat bread”, biscoitos, pastas alimentícias, crackers, wafers, etc.); cereais matinais e “snacks” prontos para o consumo com diversos formatos (bolinha, estrela, lua, concha, entre outros), diferentes tamanhos, cores e sabores, destinados aos mais variados consumidores; produtos de confeitaria e de macarrão; ingredientes para outros produtos;texturizados (proteína de soja texturizada, análogos de carne, ingredientes para sopas e bebidas, cereais fortificados, entre outros); produção de alimentos instantâneos, como pós para pudins, polentas, curais e similares; processamento de proteínas de oleaginosas e de leguminosas, a fim de eliminar inibidores de crescimento e de fatores antipalatáveis; produção de alimentos pré-cozidos destinados aosprogramas de assistência às populações carentes e mal nutridas e à merenda escolar 2,3.
Trata-se de um processo termomecânico e contínuo que combina as operações unitárias como misturar, amassar e modelar, com cocção ou não, para ampliar as possibilidades de elaboração de alimentos básicos ou alternativos, em alimentos de distinta forma, textura, cor e aroma. Seu princípio básico é a conversão de ummaterial sólido em massa fluída pela combinação de umidade, calor, compressão e tensão de cisalhamento, e forçar sua passagem através de uma matriz para formar um produto com características físicas e geométricas pré-determinadas, obtendo-se, assim, a gelatinização do amido e/ou a desnaturação da proteína presente no alimento.

2. História
A história mais aceita, afirma que os salgadinhosextrusados surgiram por acaso durante a década de 30, quando uma empresa produtora de ração a base de milho para gado, chamada Companhia Flakall (de Beloit, Wisconsin/EUA), pesquisava uma forma de produzir ração com grãos que ao se quebrarem, não formassem extremidades afiadas e com nenhum farelo fino ou poeira no produto final, e para isso produziram uma máquina para realizar esta quebra dos grãos demilho.
Um operador de máquinas, chamado Edward Wilson observou que os funcionários alimentavam a máquina com grãos de milhos previamente umedecidos, para se reduzir o problema de entupimento devido ao atrito mecânico excessivo e elevação de temperatura. No entanto, ao observar o comportamento da máquina com este tipo de matéria prima, verificou que após a quebra dos grãos, o funcionamentocontínuo da máquina tornava-a muito quente. Percebeu que a farinha de milho umedecida saia no formato de fitas expandidas (inchadas), e que endureciam ao entrarem em contato com o ar e em seguida caíam ao chão. Wilson pegou estas fitas, levou-as para sua casa, adicionou-lhes óleo e condimentos e fez assim o primeiro salgadinho extrusado de queijo.
A Companhia Flakall colocou para funcionar outramáquina, apenas para produzir estes salgadinhos de queijo. A Corporação Adams, dos EUA no ano de 1950, produzia muitos salgadinhos extrusados de milho. Na época, havia muitas empresas de pequeno porte que também produziram os salgadinhos extrusados de queijo. Hoje, a empresa com maior destaque no mercado americano e mundial, chama-se Frito-Lay (atualmente uma divisão do grupo Pepsico Company).
Já a...
tracking img