Estudo de casa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SUMARÉ

2013
Resumo


Este trabalho apresenta a consultoria logística para expansão de mercado, realizada na empresa de salgadinhos Ricz, visando ampliar a distribuição do seu produto, partindo do estado de São Paulo e atendendo também a região norte do Brasil. Para tal orientação foi abordada toda a cadeia de suprimentos da empresa, desde o fornecimento de matéria-prima, passandopelo processo de fabricação do produto, embalagem, transporte, estocagem e distribuição.
Neste estudo de caso fica evidente a necessidade de investimentos em reestruturação, equipamentos e pessoal. Pois sem estes investimentos torna-se impossível o abastecimento de uma nova gama de clientes.

sumário

Introdução 5
Fornecimento de Milho 6
Fabricação 7
Assados 8
Extrusados 9Embalagem 10
Estoque 11
Verticalização 13
Sistemano de Controle e gerenciamento do armazém 14
Transporte 15
Levantamento de Modais 16
Fluxograma 18
















Introdução
A empresa Ricz tem sua sede em São Paulo, neste estado ela fabrica, estoca e distribui salgadinhos de milho, mas tendo conhecimento do potencial de expansão de seu mercadopara a região norte do País, nos contratou para desenvolver todo o processo de sua cadeia nas futuras vendas destinadas a esta região. Iniciaremos nosso trabalho a partir do fornecedor de milho, transporte até a fabrica e fabricação do produto, depois falaremos sobre a embalagem do produto, transporte até o centro de distribuição e estoque, faremos o levanto dos modais de transporte para o norte doPaís e por fim a distribuição para o cliente.

Fornecimento de Milho
O fornecimento de milho para a produção de salgadinhos é feito através do próprio produtor, que está localizado em Minas Gerais, seu grande potencial de atendimento a grandes fábricas faz com que os custos sejam menores, por vender em grande quantidade. Para atender a um novo mercado a Ricz solicitará ao seufornecedor uma duplicação na quantidade de milho fornecido para produção de salgadinhos.
Transporte
O fornecedor disponibiliza de transporte próprio, com um prazo de sete dias para a entrega da matéria-prima, esse milho chega até a ricz por modal rodoviário que é mais freqüente e flexível, para não atrasar a linha de produção.

Fabricação
Os salgadinhos feitos à base de milho apareceram nosanos 1950. Os salgadinhos de pacote são feitos em processos automatizados, sem contato manual, por isso, sofrem pouco com contaminações por microorganismos. "O processo de fabricação a altas temperaturas esteriliza o produto", diz o engenheiro de alimentos Yoon Chang, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Assados
1. Em geral, os salgados assados são feitos com milho. No começo doprocesso, os grãos de milho são colocados em panelões de metal cheios de água e aquecidos. Os grãos ficam cozinhando até soltarem a casca. Isso pode demorar até oito horas
2. Em seguida, os grãos de milho são moídos para formar uma massa uniforme e macia. Essa massa é esticada por rolos, torna-se fininha como uma lâmina e é cortada em forma de triângulo, ficando com o "jeitão" final do salgadinho
3.Depois de cortada, a massa é assada em um forno industrial. Para que ela fique dourada, os salgadinhos são assados de ambos os lados. Na seqüência, os salgadinhos ainda são fritos em óleo vegetal para ficarem mais crocantes
4. No estágio seguinte, os salgadinhos assados e fritos seguem para o aromatizador. Nesse aparelho, eles recebem temperos em pó com o sabor escolhido para o snack — queijo eketchup, por exemplo. Depois disso, o produto está pronto para ser embalado.

Extrusados
1. "Extrusados" são os salgadinhos tipo "isopor", geralmente feitos à base de milho. O ingrediente inicial — uma farinha de milho bem fininha, com grãos de no máximo 12 milímetros — é misturado com água até dar origem a uma massa homogênea
2. Essa massa segue para a máquina extrusora, o "coração" do...
tracking img