Sala cofre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1979 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NBR 15247 - Unidades de armazenagem segura - Salas cofre e cofres para wardware - Classificação e método de ensaio de resistência ao fogo


1 Fundamentação Teórica

Um dos principais problemas relacionados à segurança da informação é a falta de políticas de segurança e a inexistência ou precariedade de barreias físicas entre os usuários comuns e as informações sigilosas e importantes dequalquer organização, seja esta pública ou privada. Desta forma torna-se necessário criar normas de segurança e mecanismos que possam gerenciar e controlar o acesso às informações, utilizando para tal as diversas tecnologias disponíveis.
A norma NBR ISO/IEC 27002, que regulamenta o código de prática para a gestão da segurança da informação recomenda,

“Convém que as instalações de processamentodas informações críticas ou sensíveis sejam mantidas em áreas seguras, protegidas por perímetros de segurança definidos, com barreiras de segurança e controles de acesso apropriados”,


Desta forma torna-se necessário um ambiente preparado e seguro para o armazenamento de informações e processamento de dados.
Para garantir a segurança é preciso minimizar os riscos que possam implicar na perdaou falta de integridade das informações, tais riscos podem envolver fatores ambientais, fatores humanos e desastres de diversas naturezas, provocados de forma intencional ou não. Riscos eventuais que devem ser previstos envolvem o acesso indevido de pessoas ao ambiente de segurança, o risco de incêndio, inundações, desastres naturais e quaisquer outros tipos de perturbações causadas pelo homem oupela ação da natureza.
Promover a segurança da informação, mediante a garantia da disponibilidade, integridade, confiabilidade e legalidade das informações que suportam os seus processos críticos e operacionais.
A proteção física dos equipamentos, servidores de rede, telecomunicação, cópias de segurança (backups) e outros deve ser garantida mediante o acondicionamento em ambientes oucompartimentos seguros e controle de acesso adequados de acordo com as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e demais normas internacionais e comprovadamente testados e certificados.
A proteção física do ambiente de tecnologia da informação deve prevenir acesso não autorizado, dano e interferência à informações e instalações físicas da organização.
A proteção dos equipamentosem ambiente seguro deve prevenir perda, dano ou comprometimento dos ativos, e a interrupção das atividades do negócio. Deve também contemplar medidas de segurança contra: roubo, fogo, explosivos, fumaça, água (ou falha do abastecimento), poeira, vibração, efeitos químicos, interferência no fornecimento elétrico e radiação eletromagnética, umidade e fungos, roedores e insetos, intempéries (raio,vendaval, granito, etc.), impacto de veículos ou aeronaves, curto-circuito e outros danos elétricos, atos por pessoas (vandalismo, sabotagem, etc.) e interrupção do fornecimento de climatização.
O Ambiente Seguro, ou comumente chamado de Sala cofre, caracteriza-se por ser um compartimento estanque com características especiais para proteção de equipamentos, processos eletrônicos e mídiasmagnéticas e ópticas contra fogo, água, umidade, gases corrosivos, campos magnéticos e radiações, roubo, vandalismo, arrombamento e acesso indevido.

1.1 Construção
As Salas Seguras podem ser equipadas com os seguintes subsistemas:
- Detecção precoce de incêndio com tecnologia “Laser”;
- Combate automatizado de Incêndio, gás agente limpo FM200 / NOVEC1230 /
INERGEN;
- Arcondicionado de precisão;
- Controle de umidade e temperatura;
- Detecção de vibrações;
- Controle de Acesso (Senha / Cartão magnético e proximidade e Biometria,);
- Circuito Fechado de TV - CFTV;
- Piso Técnico Elevado;
- Portas anti-fogo com acionamento automático;
- Nobreak, Estabilizadores e Grupo geradores;
- Infra-estrutura de redes lógica e elétrica;
- Iluminação incluindo estudo...
tracking img