Case galtar

1107 palavras 5 páginas
Banco Galtar: a crise cambial brasileira de 1999 Aspectos políticos e de mercado

1. Quais os conflitos de agência (agency) presentes no texto?
Rª O Banco Galtar é um banco de “dono”, e como tal, segue os preceitos do proprietário. De um lado, uma idéia fixa de crescimento, ampliar o leque de negócios com a aquisição de um Banco Comercial, de outro, um propósito de aumentar os lucros do Banco de Investimento, aproveitando as oportunidades circunstanciais do momento: conjuntura macroeconômica dentro do contexto político e social do momento em que se passa o caso. deficiências gerenciais.
2. Como funcionava o Conselho de Administração do Banco Galtar?
Rª Além das demais funções de um Conselho, o Conselho de Administração da Galtar era responsável por questões pertinentes à gestão de ativos e passivos (Asset Liability Management). Além de um comitê específico, todas as posições deveriam ser avalizadas semanalmente pelo Conselho de Administração da empresa. Isso acontecia em razão de Pedro Velho não se sentir confortável em conferir tais poderes aos seus principais executivos, principalmente em operações de Tesouraria.

3. Por que Gabriel apostava na desvalorização do Real?

Rª Para Gabriel, o país enfrentava tempos difíceis: risco Brasil apontava um aumento crescente do spread pago por títulos brasileiros e o principal título da dívida renegociada (C Bond) era ofertado por um yield to maturity equivalente a países em default. No entanto, os movimentos nos preços dos derivativos de juros e câmbio negociados na BM&F não precificavam essa situação de risco. Em parte, isso também ocorrida pela estratégia adotada pelo BACEN de uma o Banco do Brasil como grande vendedor de dólares no mercado futuro da BM&F, mas as pressões para que a estratégia “Chapa Branca” não fosse mais utilizada vinham aumentando, o que poderia ser uma oportunidade de ganhos com baixa exposição à perda de capital. No ano anterior (1997), o Brasil fora obrigado a elevar a taxa de juros de

Relacionados

  • Caso Crise Cambial Brasileira
    974 palavras | 4 páginas