Case galtar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Banco Galtar: a crise cambial brasileira de 1999 Aspectos políticos e de mercado

1. Quais os conflitos de agência (agency) presentes no texto?
Rª O Banco Galtar é um banco de “dono”, e como tal, segue os preceitos do proprietário. De um lado, uma idéia fixa de crescimento, ampliar o leque de negócios com a aquisição de um Banco Comercial, de outro, um propósito de aumentar os lucros do Bancode Investimento, aproveitando as oportunidades circunstanciais do momento: conjuntura macroeconômica dentro do contexto político e social do momento em que se passa o caso.
deficiências gerenciais.
2. Como funcionava o Conselho de Administração do Banco Galtar?
Rª Além das demais funções de um Conselho, o Conselho de Administração da Galtar era responsável por questões pertinentes à gestão deativos e passivos (Asset Liability Management). Além de um comitê específico, todas as posições deveriam ser avalizadas semanalmente pelo Conselho de Administração da empresa. Isso acontecia em razão de Pedro Velho não se sentir confortável em conferir tais poderes aos seus principais executivos, principalmente em operações de Tesouraria.


3. Por que Gabriel apostava na desvalorização do Real?Rª Para Gabriel, o país enfrentava tempos difíceis: risco Brasil apontava um aumento crescente do spread pago por títulos brasileiros e o principal título da dívida renegociada (C Bond) era ofertado por um yield to maturity equivalente a países em default. No entanto, os movimentos nos preços dos derivativos de juros e câmbio negociados na BM&F não precificavam essa situação de risco. Emparte, isso também ocorrida pela estratégia adotada pelo BACEN de uma o Banco do Brasil como grande vendedor de dólares no mercado futuro da BM&F, mas as pressões para que a estratégia “Chapa Branca” não fosse mais utilizada vinham aumentando, o que poderia ser uma oportunidade de ganhos com baixa exposição à perda de capital. No ano anterior (1997), o Brasil fora obrigado a elevar a taxa de juros decurto prazo para 45% ao ano, equivalendo a um cupom cambial de 36% ao ano. Isso pressionava a dívida pública, embora permitisse repor parte dos 70 bilhões de dólares que o país perdera na Crise Asiática.


4. Quais os argumentos de Aderaldo em relação a proposta de Gabriel?

Rª Para Aderaldo, a posição especulativa na compra de dólar poderia ser mal interpretada pelo governo e atrapalhar asintenções do Galtar de se tornar um banco comercial de grande porte. Além disso, suas fontes no governo afirmaram que FHC teria o apoio necessário e que mudanças no regime cambial não faziam sentido.
Por fim, Aderaldo considerava que suas negociações com um investidor externo estavam adiantadas e a estratégia de crescimento se daria através da aquisição de bancos comerciais de pequeno e médioporte. Contava com o apoio do BACEN que poderia liberar uma linha de financiamento similar ao do PROER.

5. Qual o provável choque cultural em andamento em Galtar?

Rª Quando Aderaldo Costa assumiu a vice-presidência comercial, gerou-se a preocupação de um conflito interno entre culturas: uma disposta a arriscar um movimento de ousadia em relação à moeda nacional (demais executivos) e a outratomada pela cautela, tentava ser coerente em relação aos objetivos estratégicos definidos (Aderaldo). Os demais executivos olhavam os dados econômicos e para as expectativas do mercado, buscavam se informar por meio de análises econômicas e políticas mais independentes e menos vinculadas aos interesses do governo. Já o pessoal de Aderaldo, acreditava na rede de relacionamentos e em consultorias queafirmavam, por ouvirem de fontes confiáveis, ser improvável qualquer tipo de mudança na política cambial do governo. Aderaldo e sua equipe acreditavam que a ousadia poderia ser mal interpretada pelas autoridades. Enquanto os demais executivos intuíam intuíam oportunidades que permitiriam aumentar os ganhos da empresa.


6. Quais os conflitos de natureza política presentes no Brasil no momento...
tracking img