Dispositivos de armazenamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 FITAS MAGNÉTICAS
1.1 HISTÓRIA

A Fita magnética foi pela utilizada pela primeira vez, para armazenamento de dados, em 1951. O gravador era chamado UNISERVO e foi o principal dispositivo I/O (Input/Output (Entrada/Saída)) do computador UNIVAC I. A taxa de transferência efetiva do UNISERVO era cerca de 7.200 caracteres por segundo. As fitas de metal tenham 365 metros de comprimento e,portanto, eram muito pesadas.


Acima à esquerda: A linha de tape drives para o UNIVAC I. Á direita: O IBM 3410 Magnetic Tape Subsystem, introduzido em 1971.

E, naturalmente, não podemos mencionar a fita magnética, sem mencionar também o padrão compacto cassete, que era um meio popular de armazenamento de dados para computadores pessoais nos anos 70 e 80. As taxas de transferência de dados eramde 2.000 bit/s. Você podia armazenar cerca de 660 kB por lado em uma fita de 90 minutos.




1.1 FITAS MAGNÉTICAS E COMPUTADORES
As fitas magnéticas são, ao lado dos discos ópticos, a principal representante dos suportes de armazenamento terciário. Sendo, talvez, o suporte de dados mais antigo ainda amplamente utilizado em sistemas de informação, elas sofreram diversas evoluções desde seuadvento, no início da década de 1950.
Quando comparadas aos discos ópticos e óptico-magnéticos, as vantagens das fitas são a grande capacidade de armazenamento, o baixo custo por unidade armazenada, a longa expectativa de vida e a confiabilidade na retenção dos dados ao longo de sua vida útil. Suas desvantagens são o acesso seqüencial (as fitas requerem um moroso avanço e retrocesso para quesejam acessados os dados desejados), a necessidade de treinar o operador ou usuário para sua manipulação correta, o elevado custo dos dispositivos de leitura/gravação e a maior fragilidade. O tempo de acesso não é constante, depende do endereço de acesso devido ao armazenamento de dados. A fita tem só dois lados para armazenagem.

1.2 TIPOS DE FITA DAT
1.2.1 DDS

Digital Data Storage é uma fitade 4 mm em cassete, de tecnologia helicoidal, introduzida pela Sony e pela Hewlett-Packard, que utiliza a mesma tecnologia da fita DAT . Em sua versão mais recente, o DDS-4, essas fitas têm capacidades nativas de 20 GB, chegando a 40 GB em modo comprimido. Por causa do desgaste mecânico, os fabricantes destas fitas garantem sua confiabilidade por apenas 2.000 passagens pela cabeça deleitura/gravação, em condições ideais. Como em uma única operação da fita normalmente provoca mais de uma passagem pelo mesmo local, os fabricantes recomendam que a mesma fita seja usada em apenas cerca de 100-150 operações de cópia — em condições ideais. A cabeça de leitura do dispositivo sofre também desgastes, e tem uma expectativa de vida de 2.000 horas de uso.

Tipos comprimento da fita CapacidadeDDS 60m 1,2 GBytes
DDS 90m 2 GBytes
DDS2 120m 4 GBytes
DDS3 125m 12 GBytes
DDS4 150m 20 GBytes
DAT 72 170m 36 GBytes
DAT 160 150m 80 GBytes


1.2.2 DLT

DLT (acrônimo para Digital Line Tape) é um tipo de fita magnética desenvolvido pela Digital Equipment Corporation em dezembro de 1984 (atualmente Hewlett-Packard).
A mídia é garantida por trinta anos da data de armazenamento sobespecificas condições ambientais; entretanto, elas são facilmente danificadas por má manipulação (queda ou armazenamento improprio).
Todos os leitores de fitas (S)DLT suportam a compressão de dados por hardware. O fator de compressão frequentemente usado é de 2:1 para textos; outros tipos de dados devem usar o fator de 1.3:1 até 1.5:1.

Tipos comprimento tamanho
DLT-IV 550m 40GBytes
DLT-VS1 560m80GBytes
SDLT 550m 160GBytes


1.2.3 LTO
Linear Tape-Open - LTO é uma tecnologia de armazenamento de dados em fita magnética desenvolvida originalmente na década de 1990 como uma alternativa aos padrões abertos a formatos proprietários de fita magnética que estavam disponíveis na época. Seagate, a Hewlett-Packard, IBM e iniciou o Consórcio LTO, que dirige o desenvolvimento e gerencia de...
tracking img