Saberes fundamentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Esta UFCD tem como finalidade intervir de forma pertinente, convocando recursos diversificados das dimensões cultural, linguística e comunicante. Revela competências em cultura, língua e comunicaçãoadequadas ao contexto profissional em que se inscreve. Formula opiniões críticas, mobilizando saberes vários e competências culturais, linguísticas e comunicantes. Identifica os principais factoresque influenciam a mudança social, reconhecendo nessa mudança o papel da cultura, da língua e da comunicação.


Vídeo – a vírgula



Reflexão

Cultura refere-se às práticas de produção erecepção em diversos campos (música, artes visuais, dança, teatro, livro, património) e também a actividades socioculturais.

A Língua requer as competências necessárias para que um cidadão saiba agir,participando na sociedade e expondo claramente as suas ideias.

Quanto à área da Comunicação, esta poderá ser escrita e falada, mas também todas as outras linguagens que fazem parte da comunicaçãohumana (matemática, tecnológica, musical, teatral, gestual, artística).

Falar sobre o ser humano é falar sobre cultura. Tanto quanto se sabe, é o único ser produtor de cultura, ou pensador, o homemé um produto produtor de cultura, entendendo-se como cultura toda a acção transformadora, toda a intervenção intencional do homem no espaço natural. Todo o modo de estar do homem na natureza éadaptado, transformado, recriado, artificial – o homem procura as melhores condições de adaptação ao meio para o seu equilíbrio. Por outro lado, há um outro facto incontornável: o ser humano é um sergregário, vive em grupo e foi essa necessidade, que se transformou numa característica genética, que o levou a criar formas de comunicação (de pôr em comum com vista a gerir as relações de proximidade ehostilidade) com os seus pares, com os seus semelhantes. Esta necessidade levou-o a criar formas simbólicas de se relacionar, aquilo a que se chama linguagem – os gestos, a expressão corporal, os...
tracking img