Saberes fundamentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DR1-O Elemento
Para mim a família é, sempre foi e será, a base da nossa sociedade e a base do nosso bem-estar. A interacção entre a minha família é de tal maneira forte que quando um sofre, todos sofrem. Quando um está mal todos os outros ficam mal e é assim que a minha família é. A ligação entre mim, a minha mãe e a minha irmã (pois é a família mais directa que eu tenho) é tão forte que nospreocupamos umas com as outras e vivemos os problemas de cada uma de nós, não nos importando de dar a nossa vida se for o caso e muitas das vezes fazemos esforços demasiados grandes para que cada uma de nós fique bem. Isto é apenas o nosso amor a evidenciar-se e é com base neste amor que nós actuamos quer conscientemente quer inconscientemente.
"Se vocês lutam para estarem bem então eu também lutopara estar bem. Se vivem para mim eu sinto que vos sobrecarrego e sinto-me mal por isso". Esta é a minha mecânica da mente e a mecânica que existe na minha família. A família e o relacionamento familiar são a chave para a resolução de muitos dos problemas com que lidamos no nosso dia a dia. A minha família ensinou-me muito ao longo da vida, agradeço muito à minha família a pessoa que sou hoje.Influenciou-me muito (a minha família) na minha maneira de ser, de pensar, de ver melhor a vida e as pessoas. A morte da minha irmã Mónica influenciou e muito a minha maneira de estar e de encarar a vida. A morte separou-me da pessoa que eu amava muito, mudando completamente o meu estilo de vida, causando-me bastante solidão, ira (revoltada com o mundo em geral) e confusão mental (o porquê de me estaracontecer a mim). Depois desse dia, a minha vida mudou completamente, ela ficou muito mais vazia, e ninguém consegue preenchê-la. Apesar de já terem passado 15 anos que a minha irmã faleceu, parece que foi ontem. Passei a ser uma pessoa muito solitária e incompleta.

DR2-Processos e Métodos Científicos
Ao longo dos anos que tenho de vida profissional, adquiri bastante conhecimento mas a maiorparte foi pelo meu desejo de aprender e também ao cometer alguns deslizes para aprender com os meus próprios erros. Como já disse em outros trabalhos e na história da minha vida eu trabalhei na Farmácia da zona onde eu moro. O saber trabalhar com os computadores, atender o público e saber ordenar os medicamentos, dou graças às colegas que eu tive e também ao meu desejo e capacidade de quereraprender. Quando deixei esse trabalho e comecei a trabalhar com o meu marido (venda de automóveis) já levava algum conhecimento com os computadores e o resto foi eu que aprendi e o meu marido também me ensinou. Mas depois disso, já tirei vários cursos (formações) em computadores, aproveito sempre quando tomo conhecimento desses cursos, pois gosto imenso de aprender a utilizar correctamente ocomputador. Para saber o que sei hoje nas áreas onde estive e estou integrada profissionalmente tive que ter muita força de vontade, dedicação (dispensando horas de serviço) e empenho naquilo que eu estava trabalhando. O facto de eu agora estar a tirar o 12º ano, vai-me ajudar imenso na minha vida profissional futura, pois o meu desejo é de conseguir tirar o curso de Farmácia e o 12º ano é só um começo paraa realização desse sonho. Espero conseguir…
DR3-Ciência e Controvérsias Públicas
Os debates servem, principalmente, para sabermos dar a nossa opinião, desenvolvendo o nosso conhecimento e para vermos de várias maneiras o problema do qual está a ser debatido. Incidem sobre temas actuais e de grande importância na nossa sociedade no que diz respeito à educação, saúde, desemprego, segurança(criminalidade) etc. Gosto imenso de ver todo o tipo de debate, vendo assim também a opinião dos outros. Assisto a esses debates pela televisão ou pela rádio, fascina-me imenso ver os debates parlamentares na Assembleia da República, com o nosso Primeiro-Ministro juntamente com os seus “ajudantes” e a Oposição. Tenho muita pena de não poder ouvir com regularidade pois a minha vida profissional não me...
tracking img