Saber ver arquitectura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1

ZEVI, Bruno. Saber ver a arquitetura. 5ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1996

RESENHA 1

A IGNORÂNCIA DA ARQUITETURA O PÚBLICO INTERESSA-SE POR PINTURA E MÚSICA, POR ESCULTURA E LITERATURA, MAS NÃO POR ARQUITETURA. A ARQ. CONTINUA A SER A GRANDE ESQUECIDA PELA IMPRENSA. A CENSURA FUNCIONA PARA FILMES E PARA LITERATURA, MAS NÃO PARA EVITAR ESCÂNDALOS URBANÍSTICOS E ARQUITETÔNICOS,CUJAS CONSEQÜÊNCIAS SÃO BEM MAIS GRAVES E MAIS PROLONGADAS QUE A PUBLICAÇÃO DE UM ROMANCE PORNOGRÁFICO. NINGUÉM PODE FECHAR OS OLHOS DIANTE DAS CONSTRUÇÕES QUE CONSTITUEM O PALCO DA VIDA CITADINA E TRAZEM A MARCA DO HOMEM NO CAMPO E NA SUA PAISAGEM. HÁ DIFICULDADES OBJETIVAS E INCAPACIDADE POR PARTE DOS ARQUITETOS PELA INCOMPREENSÃO DA ARQ, PELO MENOS ENTRE A MAIORIA DAS PESSOAS CULTAS. O TURISTACOMUM SENTE O DEVER DE VISITAR, MAS VISITA, NO MESMO DIA : UMA IGREJA BARROCA, UMA RUÍNA ROMANA, UMA PRAÇA MODERNA. NO DIA SEGUINTE, FAZ O MESMO. É POSSÍVEL REUNIR NA EUROPA QUADROS DE UM MESMO PINTOR, E REVELAR SUA PERSONALIDADE EM GRANDES EXPOSIÇÕES. O MESMO COM OS MÚSICOS. ISTO NÃO OCORRE COM A ARQUITETURA. O ARQUITETO PROFISSIONAL NÃO TEM HOJE, EM SUA GRANDE MAIORIA, UMA CULTURA QUE LHES PERMITAENTRAR DE UMA FORMA LEGÍTIMA, NO DEBATE HISTÓRICO E CRÍTICO. HÁ, MESMO ENTRE OS BONS PROFISSIONAIS, UM DESINTERESSE PELAS OBRAS AUTÊNTICAS DO PASSADO. OLHOS QUE NÃO VIAM A BELEZA DAS FORMAS PURISTAS NÃO ENTENDEM AS LIÇÕES DA ARQUITETURA TRADICIONAL. A ARQUITETURA MODERNA INSERE-SE NA CULTURA ARQUITETÔNICA, PROPONDO ANTES DE TUDO UMA REVISÃO CRÍTICA DESTA MESMA CULTURA. QUANDO FORMOS CAPAZES DEADOTAR OS MESMOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA A ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA E PARA A QUE FOI EDIFICADA NOS SÉCULOS ANTERIORES, TEREMOS DADO UM DECISIVO PASSO EM FRENTE, NA SENDA DESTA CULTURA: 1NOS VOLUMES DE CARÁTER ARQUEOLÓGICO HISTÓRICO, ACRESCENTEM O CAPÍTULO SOBRE A ARQ, MODERNA E VERIFIQUEM SE OS CONCEITOS CRÍTICOS INFORMADORES CONTINUAM A TER VALIDADE. FAÇAM O MESMO COM AS OBRAS SOBRE ARQ.MODERNA.

2-

2 VEJAM SE, EM AMBOS OS CASOS, O LIVRO TEM A CAPACIDADE DE FALAR DE INTERESSES PALPITANTES A HOMENS VIVOS. OS CRÍTICOS DE ARTE, HOJE, DERAM UM PASSO À FRENTE. NO ENTANTO ALEM DA APARÊNCIA QUANTITATIVA, A SUBSTÂNCIA É, MUITAS VEZES, INSATISFATÓRIA. UM DOS DEFEITOS CARACTERÍSTICOS CONSISTE NO FATO DOS EDIFÍCIOS SEREM APRECIADOS COMO SE FOSSEM ESCULTURAS E PINTURAS, OU SEJA, EXTERNA ESUPERFICIALMENTE, COMO SIMPLES FENÔMENOS PLÁSTICOS. GRITOU-SE AOS 4 VENTOS QUE O CONTEÚDO NÃO TINHA VALOR E, ENTÃO, EXCLUIU-SE O CONTEÚDO. HÁ CRÍTICOS QUE COMPARAM A ARQ. COM OUTRAS ARTES : UMA BAILARINA DE DEGAS COM A GALERIA DAS MÁQUINAS. UM QUADRO DE MONDRIAN COM MIES VAN DER ROHE. UM URBANISMO DE LE CORBOUSIER COM VOLUTAS. HÁ DOIS FATOS NESTE CRITÉRIO: 1- CONTINUA-SE A USAR CONCEITOS DA ARTEPICTÓRICA PARA A ANÁLISE DA ARQ. 2- A CRÍTICA E HISTORIA DA ARQ, DESTA FORMA, NÃO PROGRIDEM. SE ENGENHEIROS CONTINUAREM A ESCREVER HISTÓRIAS DA ARQUITETURA COMO SE FOSSEM HISTÓRIAS DA CONSTRUÇÃO TÉCNICA, DE QUE MANEIRA O GRANDE PÚBLICO PODERÁ ACOMPANHÁ-LOS? POR QUE RAZÃO O PÚBLICO DEVERIA DETER-SE SOBRE A ARQ. E NÃO SE DIRIGIR ÀS FONTES PRIMORDIAIS, OU SEJA, À PINTURA E À ESCULTURA ? SE QUISERMOS, DEFATO, SABER VER A ARQUITETURA, NECESSITAMOS DE CLAREZA DE MÉTODO.

RESENHA 2

O ESPAÇO, PROTAGONISTA DA ARQUITETURA A FALTA DE UMA HISTÓRIA DA ARQUITETURA QUE POSSA SER CONSIDERADA SATISFATÓRIA DERIVA DA FALTA DE HÁBITO DA MAIOR PARTE DOS HOMENS, DE ENTENDER O ESPAÇO, E DO INSUCESSO DOS HISTORIADORES E DOS CRÍTICOS DA ARQUITETURA NA APLICAÇÃO E DIFUSÃO DE UM MÉTODO COERENTE PARA O ESTUDOESPACIAL DOS EDIFÍCIOS. O CARÁTER ESSENCIAL DA ARQUITETURA ESTÁ NO FATO DE AGIR COM UM VOCABULÁRIO TRIDIMENSIONAL QUE INCLUI O HOMEM. A PINTURA ATUA SOBRE DUAS DIMENSÕES. A ESCULTURA SOBRE 3, MAS O HOMEM FICA DE FORA. A ARQUITETURA É COMO UMA GRANDE ESCULTURA ESCAVADA, EM CUJO INTERIOR O HOMEM PENETRA E CAMINHA. QUANDO QUEREMOS CONSTRUIR UMA CASA, APRESENTAMOS UMA PERSPECTIVA E UMA VISTA EXTERIOR....
tracking img