Antropologia e arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTROPOLOGIA


Antropologia e Arquitectura































Diana Moniz

2010/2011







Índice

Introdução______________________________________________ página 3
Antropologia e Arquitectura:
1. Definição de Antropologia_____________________________ página 4
2. Relação da Antropologia com o espaço__________________ página 43. Relação entre Antropologia e Arquitectura________________ página 7
Conclusão_______________________________________________ página 9
Bibliografia______________________________________________ página 10











Introdução
Este trabalho foi-nos proposto pelo professor Luís Cunha, no âmbito da disciplina de Antropologia, do curso de Arquitectura, da Universidade do Minho. Otema escolhido foi “Antropologia e Arquitectura”, da primeira proposta.
Em primeiro lugar, neste trabalho, começo por explicar o que é a Antropologia, seguindo-se a referência à sua relação com o espaço e, por último, a sua relação com a Arquitectura.
A Antropologia, que surge no final do século XIX, é uma ciência que está relacionada com o estudo do homem e a humanidade, querendopormenorizá-lo ao máximo para o entender.
A perspectiva Antropológica é fundamental para criar um espaço. Tanto a Antropologia como a Arquitectura têm uma grande ligação entre si. Os arquitectos têm uma preocupação com o trabalho dos antropólogos (os seus conhecimentos) e vice-versa. A Antropologia e a Arquitectura denunciam um conjunto de formas acerca do que é ser moderno que constitui ashesitações, as diferenças, as complicações dessa condição moderna, nas acções que se relacionam entre si.













Antropologia e Arquitectura
1. Definição de Antropologia
A Antropologia é uma ciência que está relacionada com o estudo do homem e a humanidade. Foi considerada como a história natural e física do homem e do seu processo de evolução, no espaço e no tempo. Deste modo, aAntropologia conseguiu conquistar o seu lugar entre as ciências. Esta, sendo a ciência da humanidade e da cultura, abrange duas situações, uma no espaço: toda a terra habitada; e outra no tempo: em dois milhões de anos e todas as populações civilizadas. A Antropologia Física e a Antropologia Cultural são duas áreas de estudo na qual a própria Antropologia se divide.
Esta preocupa-se empormenorizar, o máximo possível, os seres humanos que compõem as sociedades humanas e que se relacionam entre elas, quer nos aspectos físicos, na relação com a Natureza, quer na especificidade cultural. É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural, como já foi referido anteriormente.
Qualquer que seja a definição escolhida, entende-se a Antropologia como uma forma de conhecimento sobre adiversidade cultural, ou seja, a busca de resposta para podermos entender o que nós, seres humanos, somos a partir dos outros.
A Antropologia Cultural é a vertente da antropologia. Esta relaciona-se com a arquitectura, familiariza-se também com a Antropologia Física, a Arqueologia e a Linguística. A Antropologia Cultural estuda o homem em sociedade, os seus comportamentos, usos e costumes. Por seuturno a Antropologia Social dedica-se ao estudo das organizações sociais e políticas, estudando a observação das crenças, usos e costumes.
2. Relação da Antropologia com o Espaço
A Antropologia surge no final do século XIX. Procura compreender a diversidade de costumes entre os povos, sendo sujeitada ao contraste entre as sociedades civilizadas e primitivas.
José GuilhermeMagnani em “Quando o campo é a cidade: fazendo antropologia na metrópole” cita o ilustre antropólogo Claude Lévi – Strauss que, observando o desaparecimento gradual de culturas primitivas que originaram essa disciplina e a recusa por parte dessas muitas sociedades a serem consideradas objectos de estudo, chega a prever nos anos 70 se ela “não corre o risco de se tornar uma ciência sem objecto”....
tracking img