Antropologia e arquitetura

ANTROPOLOGIA


Antropologia e Arquitectura































Diana Moniz

2010/2011







ÍndiceIntrodução______________________________________________ página 3
Antropologia e Arquitectura:
1. Definição de Antropologia_____________________________ página 4
2. Relação da Antropologia com o espaço__________________ página 43. Relação entre Antropologia e Arquitectura________________ página 7
Conclusão_______________________________________________ página 9
Bibliografia______________________________________________página 10











Introdução
Este trabalho foi-nos proposto pelo professor Luís Cunha, no âmbito da disciplina de Antropologia, do curso de Arquitectura, da Universidade do Minho. O temaescolhido foi “Antropologia e Arquitectura”, da primeira proposta.
Em primeiro lugar, neste trabalho, começo por explicar o que é a Antropologia, seguindo-se a referência à sua relação com o espaçoe, por último, a sua relação com a Arquitectura.
A Antropologia, que surge no final do século XIX, é uma ciência que está relacionada com o estudo do homem e a humanidade, querendo pormenorizá-lo aomáximo para o entender.
A perspectiva Antropológica é fundamental para criar um espaço. Tanto a Antropologia como a Arquitectura têm uma grande ligação entre si. Os arquitectos têm umapreocupação com o trabalho dos antropólogos (os seus conhecimentos) e vice-versa. A Antropologia e a Arquitectura denunciam um conjunto de formas acerca do que é ser moderno que constitui as hesitações, asdiferenças, as complicações dessa condição moderna, nas acções que se relacionam entre si.













Antropologia e Arquitectura
1. Definição de Antropologia
A Antropologia é umaciência que está relacionada com o estudo do homem e a humanidade. Foi considerada como a história natural e física do homem e do seu processo de evolução, no espaço e no tempo. Deste modo, a...