Rvcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 70 (17301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Programa de Gestão Universitária

CELLY DULCEMAR MELO

DOENÇAS OCUPACIONAIS COM ÊNFASE A LER/DORT

Monografia de Especialização

Florianópolis

2003

CELLY DULCEMAR MELO

DOENÇAS OCUPACIONAIS COM ÊNFASE A LER/DORT

Monografia apresentada para obtenção do título de Especialista em Gestão Universitária – Universidade Federal de Santa Catarina- Curso de Especialização em Gestão Universitária (PROGEU). Orientador: Prof. Narbal Silva

Florianópolis

2003

CELLY DULCEMAR MELO

DOENÇAS OCUPACIONAIS COM ÊNFASE A LER/DORT

Esta Monografia foi julgada adequada para a obtenção do título de Especialista em Gestão Universitária em 04/ 11 /2003.

Prof. Orientador Narbal Siva

-

Conceito “A”

Florianópolis

2003 AGRADECIMENTOS

Ao Prof. Narbal Silva, meu orientador, pelo apoio dispensado para que este trabalho pudesse ser desenvolvido da melhor maneira possível. Sua paciência e participação efetiva foram fundamentais para o sucesso do mesmo.

Ao DRH, cito o Diretor e amigo Irineu Manoel de Souza e a equipe ligada aos trabalhos de desenvolvimento do Curso de Especialização em “Gestão Universitária”, pelaexcelente oportunidade que nos deram no tocante ao nosso aprimoramento nas questões universitárias.

Aos professores do PROGEU pelas dedicadas horas de ensino dirigidas a nós.

Aos queridos companheiros de Curso: “ vocês estarão sempre no meu coração”.

A minha família que ao longo deste trabalho me apoiou com carinho e incentivos freqüentes, em especial as minhas irmãs Sandra e Carminha.

Aomeu cunhado Sérgio, por sua amizade, atenção e sugestões inteligentes.

A minha amiga Daniela, pelo carinho e motivação necessária ao desenvolvimento de meus trabalhos junto a este Curso.

Aos professores e alunos do GRUCAD, pelo carinho, apoio e incentivo.

E aos seres invisíveis que nos cercam, nos orientam e nos iluminam, fazendo-nos pessoas “especiais”. Que Deus os abençoe e a todos Nós. Hans Selye, no prefácio do seu livro “The Stress of Life (1978 apud NICOLETTE, 2003) resumiu admiravelmente bem os mecanismos pelos quais tantas pessoas podem adoecer: “a vida é, principalmente, um processo de adaptação às circunstâncias em meio às quais nós todos existimos. O segredo da saúde e da felicidade está no sucesso com que nós conseguimos nos adaptar às infindáveis mudanças queocorrem no nosso mundo. Quando não conseguimos nos adaptar, ficamos doentes e sofremos.”

RESUMO

MELO, C. D. Doenças ocupacionais com ênfase a LER/DORT, 2003. 77f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária). Departamento de Recursos Humanos. Gestão de Programa de Capacitação - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

Partindo do principio de que um local de trabalhodeve ser sadio e agradável e proporcionar o máximo de proteção, devendo, ainda, cumprir uma das finalidades sociais qual seja, de educar (medidas de higiene, prevenção de doenças, campanhas contra o fumo e álcool, etc.), o presente estudo busca investigar se os sujeitos da pesquisa estão informados suficientemente sobre as LER/DORT (conjunto de afecções do músculo-esquelético). Pretende-sealcançar tal objetivo da seguinte maneira: caracterizando o fenômeno LER/DORT, identificando os fatores causadores de risco no ambiente de trabalho e apontando medidas preventivas para redução do referido mal. Como método de trabalho utilizado, foi efetuado um levantamento bibliográfico, além da realização de uma pesquisa de campo, com aplicação de um roteiro de entrevista, semi-estruturada com ossujeitos da pesquisa, além da observação direta destes em seu ambiente laboral. Os conteúdos extraídos das entrevistas e das observações foram agrupados em categorias temáticas, analisados e interpretados, sempre que possível, alicerçados pela literatura. Os resultados da pesquisa mostraram a necessidade de uma melhor atuação, não somente do profissional da área de Saúde e Segurança do Trabalho, mas...
tracking img