Rvcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS

EFA NS Turma C – 2011/2012

CIDADANIA E PROFISSIONALIDADE
Formadora – António Brito Dias

Formando – Luís Rodrigues

NÚCLEO GERADOR 4: PROCESSOS IDENTITÁRIOS

DR4 – Identidades e patrimónios culturais

AS BUGIADAS E MOURISCADAS EM SOBRADO

| | | |
Uma das maiores manifestações folclóricas, a Bugiada e Mouriscada, exibe-se no dia de S.João, com a participação de mais de 600 figurantes, constituindo uma das mais antigas tradições portuguesas, largamente documentadas nas Inquirições de 1258 de D. Afonso III, e cuja origem remonta ao tempo em que os mouros povoavam a Serra de Cuca Macuca, hoje Serra de Santa Justa, sobranceira à vila de Valongo, quando ali exploravam ouro e outros minerais.

Segundo a lenda, o rei mouro daSerra Cuca Macuca tinha uma filha primogénita que, ao fazer 16 anos de idade, adoeceu gravemente. O rei, muito poderoso e abastado, ao ver a princesa desfalecer, tentou por todos os meios ao seu alcance curar a nobre e bonita descendente, procurando os melhores cientistas e curandeiros, mas nada fazia suster o avanço da doença. Perto do seu reinado, havia um povo visigodo cristão que se dedicava aostrabalhos agrícolas, tendo como padroeiro S. João Baptista, a quem recorriam nas suas aflições e pelo qual eram sempre atendidos. O rei mouro, embora incrédulo, ao ouvir falar desses milagres, procurou o velho rei cristão e pediu-lhe para interceder junto do santo por sua filha princesa, tudo prometendo para conseguir os seus desejos. Os cristãos acederam ao pedido, recorrendo ao seu venerandoorago e perante a grande admiração da tribo mourisca, a princesa retomava a saúde tão desejada e voltava mais bonita que nunca ao seio da sua tribo para alegria do seu povo e glória de S. João. O rei mouro ordenou grandes festas em honra de S. João e no fim organizou uma majestosa procissão com o andor do santo milagroso conduzido pelos mouros. No início do banquete que integrava as festas, o reipediu aos cristãos a imagem de S. João, convencido que esta lhe daria toda a força e satisfaria os seus caprichos. Como os cristãos recusassem a pretensão, para os humilhar, ordenou que fossem servidos em mesas separadas. Terminado o banquete o rei mouro ordenou aos seus que tomassem a imagem pela força.
Perto do acampamento cristão havia outra tribo visigoda denominada Bugios que, pelas suasmatreirices, sempre tinha dominado os mouros. Os cristãos imitaram-nos e aproveitando-se dos mouros serem supersticiosos, muniram-se de máscaras hediondas e objectos macabros e guisos, com os quais foram ao encontro do inimigo. Mas a diferença de poder bélico era muita e os Bugios foram obrigados a capitular. Os cristãos reorganizaram-se e imploraram a S. João mais um milagre. E decidiram construir umaenorme figura de serpente, com a qual, em enorme algazarra, se lançaram contra o acampamento mouro. Estes, assustados com tão macabra manifestação fugiram espavoridos, deixando para trás a imagem de S. João.

A Tradição

O São João do Sobrado

A chegada dos Mourisqueiros

Em direcção ao recinto de S. João

A farda dos mourisqueiros

Programa da festa em honra a S. João – Largo doPassal, Sobrado
•Dia 20
22h00 – Grupo de Dança Brilho da Devesa
22h45 – Grupo de Dança Novo Milénio
•Dia 21
21h45 – Grupo de Dança Estrelas da Balsa
22h45 – Banda K-Bisermant
•Dia 22
21h30 – Marchas de S. João
.Dia 23
21h45 – Grupo de dança da Casa do Bugio “Instintos Radicais”
22h30 – Banda Red
23h45 – Sessão de fogo-de-artifício
00h15 – Actuação de Filipe Pinto·
•Dia24
08h00 – Dança emcasado Reimoeiro
08h45 – Dança em casa do Velho da Bugiada
09h30– Jantar dos Mourisqueiros
10h00 – Missa Solene com sermão
10h15 – Jantar dos Bugios
11h30 – Procissão em honra a S. João
12h30 – Danças de entrada
13h30 – Dança do Sobreiro
15h00 – Cobrança de Impostos
15h30 – Sementeira
16h00 – Gradar
16h30 – Lavrar
17h00 – Dança do Cego ou Sapateirada
17h30 – Dança do Doce
19h00 –...
tracking img