Rup, sobre o rup

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RUPinho

1. Objetivo do RUPinho


O objetivo do RUPinho é a estruturação de um processo que possibilite pequenas empresas, trabalhar de organizada do ponto de vista de planejamento, execução e controle. Fortemente baseado no RUP, possui uma boa documentação e fases de desenvolvimento bem delimitadas.


Na verdade o RUPinho é uma instância do ProsCes, processo definido para arealidade do CESAR e que já foi uma adaptação do RUP. Baseado nesse forte legado fica evidente a boa estruturação do processo, tanto em nível de documentação, quanto das delimitações das fases de desenvolvimento.


Basicamente possui cinco etapas que será, posteriormente, detalhadamente explanada:


▪ Modelagem do Negócio
▪ Planejamento e Gerenciamento de Projetos
▪ Requisitos
▪ Análise eProjeto
▪ Implementação
▪ Testes
▪ Implantação


Na metodologia de trabalho implantada, para cada etapa foram desenvolvidos os seguintes conceitos relacionados: objetivos, atividades, artefatos, ferramentas e documentos relacionados. Provendo, portanto, os recursos informacionais necessários para o cumprimento etapa.


Portanto, é fundamental que haja uma adequação entre asdemandas de um processo rigoroso de desenolvimento com as limitações de recursos de pequenas empresas, modelando – assim – um processo que possa aumentar a produtividade, organizar informações, controlar as fases e aumentar o grau de conformidade entre o que foi acordado com o cliente e o que realmente se produziu.


2. Caracterização do ambiente do RUPinho


O ambiente padrão das empresaspequenas é composto por uma média de 5 a 20 funcionários, menos de dois anos de atuação no mercado e pouca experiência em processos de desenvolvimento de software.


Nesse sentido, foi interessante a caracterização de um cenário que contemplasse uma visão de algumas empresas pequenas, no tocante a processos de software. Uma conclusão interessante foi que a grande maioria possui problemas comcomunicação da equipe e com o cliente, com gerência de configuração, com inadequação de documentos, com retrabalho, com infra-estrutura inadequada, dentre outros.


Esse cenário, desenvolvido por experiências passadas motiva o desenvolvimento desse processo que possa se adptar as realidades e proporcionar um melhor resultados em relação aos problemas previamente abordados.


3. Origem doRUPinho

1. RUP - Rational Unified Process


O RUP, abreviação de Rational Unified Process (ou Processo Unificado da Rational), é um processo proprietário de Engenharia de software criado pela Rational Software Corporation, adquirida pela IBM tornando-se uma brand na área de Software, fornecendo técnicas a serem seguidas pelos membros da equipe de desenvolvimento de software com o objetivode aumentar a sua produtividade.


O RUP usa a abordagem da orientação a objetos em sua concepção e é projetado e documentado utilizando a notação UML (Unified Modeling Language) para ilustrar os processos em ação. Utiliza técnicas e práticas aprovadas comercialmente.


O RUP é, por si só, um produto de software. É modular e automatizado, e toda a sua metodologia é apoiada por diversasferramentas de desenvolvimento integradas e vendidas pela Rational através de seus "Rational Suites".


Basicamente, no RUP, têm-se as seguintes fases:


1. Concepção: ênfase no escopo do sistema
2. Elaboração: ênfase na arquitetura
3. Construção: ênfase no desenvolvimento
4. Transição: ênfase na implantação


O RUP também se baseia nos 4 P's:


1.Pessoas
2. Projeto
3. Produto
4. Processo


É um processo considerado pesado e preferencialmente aplicável a grandes equipes de desenvolvimento e a grandes projetos, porém o fato de ser amplamente customizável torna possível que seja adaptado para projetos de qualquer escala. Para a gerência do projeto, o RUP provê uma solução disciplinada de como assinalar tarefas e...
tracking img