Rup ferramenta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Introdução

O Rational Unified Process – RUP é um processo de engenharia de software criado a principio pela Rational Software Corporation, portanto é um método de desenvolvimento de software proprietário, que dita técnicas a serem obedecidas por cada membro de uma equipe de desenvolvimento vislumbrando o aumento da produtividade. (Kruchten, 2001)
O RUP é fundamentado sobre a abordagem deOrientação a Objetos – OO e documentado usando Unified Modeling Language – UML
Uma característica ampla do RUP é o fato de ser totalmente customizável, contudo é dito como complexo, sendo recomendável para grandes equipes de desenvolvimento e a grandes projetos.
Do ponto de vista gerencial, o RUP provê uma solução disciplinada de como atribuir tarefas e responsabilidades em uma organização dedesenvolvimento de software.
Por si só, o RUP já é um produto (software) de apoio a gerencia de projetos onde toda metodologia é integrada com diversas ferramentas de desenvolvimento e gerencia.
Este trabalho não tem por objetivo aprofundar nas metodologias nem repertório de ferramentas empregas pelo RUP. O que será amplamente abordado é a visão gerencial de um projeto que utilize o RUP comoprocesso e metodologia de construção de software.

1.1 – Visão Geral do RUP

O RUP define uma série de linhas-mestras e templates para cada membro da equipe de desenvolvimento.

1.1.1 - Desenvolvimento iterativo
Diferentemente do que ocorre nos processos comuns, um grande sistema de software não permite que se defina o problema e se construa uma solução eficiente em um único passo. Dependendo dacomplexidade, os requisitos mudam com freqüencia ao longo do desenvolvimento do projeto de software, devido a vários fatores, como por exemplo: restrições da arquitetura empregada, mudanças nas necessidades primarias do cliente, mudanças refletidas devido a um refinamento do problema inicialmente levantado, etc.
Ao se desenvolver iterativamente é possível acomodar novos requisitos ou mudanças,aperfeiçoar o entendimento do projeto a cada refinamento sucessivo, endereçando os itens de risco e permitindo identificar e atenuar os riscos que circundam o projeto.
Cada iteração pode sacramentar num release do sistema, isso diminuir o risco do projeto, permitindo ao cliente uma avaliação do progresso do projeto e da gerencia do mesmo.(Kruchten, 2001)

1.1.2 - Gestão de Requisitos
Documentarapropriadamente é crucial para o sucesso de um grande projeto. O RUP descreve como documentar as funcionalidades, restrições do sistema, restrições do projeto e requisitos através de Casos de Uso (Use Cases).
Os use cases e os cenários são exemplos de artefatos do processo, que mostram-se altamente eficazes para documentar os requisitos funcionais.(Kruchten, 2001)

1.1.3 - Arquitetura baseadaem componentes
Uma arquitetura baseada em componentes viabiliza um sistema extensível promovendo a reutilização de software. O RUP suporta essa sistemática de construção de sistema, focando-se numa arquitetura executável nas primeiras fases do projeto.(Kruchten, 2001)

1.1.4 - Uso de software de modelos visuais
Ao representar o projeto utilizando-se de construções gráficas, o RUP apresenta deforma eficiente uma visão geral da solução, o que permite também que clientes, sem nenhuma afinidade com a área de desenvolvimento de sistemas, possa facilmente compreender o projeto, e desta forma se desenvolverem mais com o projeto. A linguagem UML se transformou em um padrão para as indústrias ao representar projetos, e é utilizada amplamente pelo RUP.(Kruchten, 2001)

1.1.5 - Verificação daqualidade do software
Assegurar a qualidade do software durante do desenvolvimento do projeto é algo intensivo feito pelo RUP, que assiste todo o processo envolvendo todos os membros no controle e planejamento da qualidade.(Kruchten, 2001)

1.1.6 - Gestão e Controle de Mudanças do Software
Mudar é inevitável. O RUP define métodos para controlar e monitorar as mudanças afim de garantir que...
tracking img