Doces aromas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Doces Aromas 2012

Bolinhos Tia Carla

Doces Aromas

Carla Vicente

Página 1

Doces Aromas 2012

Introdução
Bolinhos da Tia Carla foi um projeto que nasceu de uma paixão crescente, que ao longo de vários anos de contato, aprendizagem e troca de saberes e sabores se aperfeiçoou. Este percurso teve início em 2002, no Algarve, onde tive a possibilidade de trabalhar numa pequena fábricade doces regionais. Iniciei ali a atividade de vendedora/distribuidora mas, como sempre tive a paixão pela cozinha, mais especificamente pela pastelaria, quando podia, ao acabar as funções para as quais fui contratada, pedia para ajudar nos trabalhos de produção dos doces e na decoração de bolos (aniversário, casamento, batizado, etc.). O tempo foi passando e as colegas verificaram que “até tinhajeito para a coisa!”. Daí a começar a decorar bolos em exclusividade foi um pequeno passo. Já conseguia efetuar todas as confeções existentes e ajudava a criar novos produtos. Chegou o dia de partir e voltar para a terra de origem. Aqui, pude pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos, pesquisar e procurar novos sabores e texturas. Assim nasceu o projeto “Bolinhos da Tia Carla”. Foi sempreminha intensão ter, para além de um espaço de produção, um local onde pudesse colocar à venda os produtos confecionados. As ideias foram surgindo e crescendo, e foi por amor à arte da pastelaria, às tradições e costumes deste país, riquíssimo cultural e gastronomicamente, que me entreguei com todas as forças à estruturação deste espaço, deste conceito. Aqui apresento “Doces Aromas”.

CarlaVicente

Página 2

Doces Aromas 2012
Fecho os olhos. Consigo visualizar os recantos por onde passei. As serras por onde caminhei, os caminhos dos pastores, os ribeiros onde bebia a água cristalina que me gelava a garganta, o frio entardecer passado junto à lareira, bebericando uma qualquer infusão, preparada com as ervas aromáticas que a “Dona Maria” apanhou ali, “ao virar da esquina”. Geralmenteera acompanhada por uma deliciosa iguaria doce, confecionada pelas mãos calejadas que a vida dura no campo lhe ofereceu. Também os passeios nas tardes quentes de verão em que o calor fazia com que procurasse uma qualquer sombra e algo refrescante que saciasse a sede que me queimava por dentro. “ Venha cá menina. Esta preparei-a de manhã e guardei-a no cântaro para se manter fresquinha.”. Eram astisanas da “Ti Albertina” que, tão generosamente, me “obrigava” a acompanhar com um naco de pão e compota, feita com a abóbora apanhada lá na horta. Para além dos sabores e aromas, o que recordo, com algum saudosismo, confesso, foi o largo sorriso com que sempre fui recebida por estas gentes. Gente simples, sem grandes riquezas ou confortos, que me receberam de braços abertos, sorrisos rasgados ese disponibilizaram a partilhar os saberes e tradições de gerações que tão bem guardaram, à espera que alguém passasse e lhes desse a importância merecida. A cultura gastronómica é parte das tradições lusas e tem sido transmitida de geração em geração. A nossa gastronomia faz parte do património cultural e é um tesouro, deve ser valorizado, respeitado e transmitido às gerações seguintes, para quese preserve e não se perca. Devido à riqueza cultural e natural deste país, a nossa cozinha está cheia de influências das gentes e dos costumes tradicionais das várias regiões. As tradições gastronómicas refletem a diversidade dos povos que nessas regiões se fixaram, a riqueza das paisagens, a imaginação e o engenho das suas gentes. Quando, inicialmente, imaginei este projeto coloquei em cima damesa as razões pelas quais escolhi este tipo de conceito e qual o sítio ideal para implementá-lo. Que espaço será “Doces Aromas”? Poderemos designá-lo de “Casa de Chás” pois aí serviremos chás, infusões e tisanas, mas será muito mais do que isso.

Qual o objetivo de um espaço como este? “Doces aromas” levará os seus visitantes a desfrutar dos sabores e aromas tipicamente portugueses, num...
tracking img