Rreinventar-um novo jeito de envelhecer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM serviço social



LÍVIA REGINA ABADE SILVA





trabalho DA DISCIPLINa ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL























Irecê 2012

LÍVIA REGINA ABADESILVA






PROJETO
REINVENTAR - um Novo Jeito De Envelhecer
























Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III.
Profª.Rosane Aparecida Belieiro Malvezzi.Orientadora: Elizangela Alves Cedro
Supervisora de Campo: Isabel Dourado Miranda.










Irecê 2012



Introdução



O estágio Curricular III deu-se na Unidade Hospitalar Dr. Manoel Novaes na Avenida Alberic Campos de Oliveira, s/n, Centro na cidade de Barra do Mendes noEstado da Bahia, funcionando em horário integral, tendo como público alvo os pacientes do TFD (Tratamento Fora do Domicilio) com mais de 60 anos e toda a população da terceira idade usuárias dos serviços de saúde da unidade mista.

O Tratamento Fora do Domicílio - é um Programa do Sistema Único de Saúde – SUS, direcionado as pessoas de tratamento especializado, que não está disponívelna cidade de origem dos usuários. Os mesmos são encaminhados pelo medico da rede publica onde ele reside, para um centro onde tenha um maior recurso, e que sua localização seja mais próxima de sua cidade de origem, o ponto de referencia da cidade de Barra do Mendes é a capital do Estado.

A proposta de apresentar o projeto REINVENTAR - um Novo Jeito De Envelhecer surgiu a partir danecessidade de informar ao grupo da terceira idade sobre a importância de se ter uma boa qualidade de vida, esclarecer a respeito dos seus direitos garantidos na constituinte e atuarmos junto ao poder público, a sociedade civil e organizada no sentido de proporcionar atividades de lazer, cultura e atividade física conforme foi proposto no estagio curricular II.

O trabalho em equipeenvolvendo os profissionais de saúde ,a supervisora de campo e coordenadores de grupos da terceira idade, foi muito importantes para a realização do estagio curricular III.


A interdisciplinaridade traz como conseqüência a modificação de conceitos, terminologias e posicionamentos, superando as endogenias e efetivando a pluralidade de saberes. Desta forma, o trabalho interdisciplinardesencadeia um crescimento profissional, bem como um crescimento Institucional, porque exerce uma prática solidária (Oliveira, 2003).


Nos últimos 50 anos, o número de pessoas com idade acima de 65 anos, especialmente nos países desenvolvidos, tem aumentado consideravelmente. Nos Estados Unidos, em cada 10 cidadãos 1 tem idade acima de 65 anos e projeta-se que no final deste século, 14% dapopulação dos Estados Unidos estará com idade acima de 65 anos.


O Brasil, à semelhança dos demais países latino-americanos, está passando também por um processo de envelhecimento populacional rápido e intenso. Em 1980, o país ocupava o 10o lugar, com base em sua população acima de 60 anos; no ano 2005 essas pessoas passaram a representar 14% da população total brasileira, devendo o Brasil ocupar o6o lugar na esfera mundial, com uma estimativa de 31,8 milhões de idosos. Mantendo-se a tendência demográfica atual, em números absolutos, o Brasil terá uma das maiores populações de idosos do mundo.


Assim, tendo em vista todas essas informações, o estudo e o conhecimento do processo de envelhecimento ganharam interesse considerável nos anos recentes. Agora, mais do que nunca, existe um...
tracking img