Design interiores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


Centro Universitário UNATEC
Curso: Design de Interiores
Disciplina: Técnicas e materiais de acabamento e construção
Professor: Luiz Henrique de Sena Nola






TRABALHO - MOSAICO PORTUGUÊS E PEDRA SANTA IZABEL



















Belo Horizonte, 12 de Setembro de 2012.

Mosaico Português

Origem
A Calçada Portuguesa ou Mosaico Português, que no Brasiltambém conhecida como Pedra Portuguesa  é o nome consagrado de um determinado tipo de revestimento de piso utilizado especialmente na pavimentação de passeios e dos espaços públicos de uma forma geral. Este tipo de passeio é muito utilizado em países lusófonos.
A calçada portuguesa, tal como o nome indica, é originária de Portugal tendo surgido em meados do século XIX. Esta é amplamenteutilizada no calcetamento das áreas públicas, em parques, praças, pátios, etc. No Brasil, este foi um dos mais populares materiais utilizados pelo paisagismo do século XIX, devido à sua flexibilidade de montagem e de composição plástica. A sua aplicação pode ser apreciada em projetos como o do Largo de São Sebastião, construído em Manaus no ano de 1901 e que inspirou o famoso calçadão da Praia deCopacabana (uma obra de Roberto Burle Marx) ou nos espaços da antiga Avenida Central, ambos no Rio de Janeiro.
A calçada começou em Portugal de forma diversa da que hoje é mais corriqueira. São as cartas régias de 20 de Agosto de 1498 e de 8 de Maio de 1500, assinadas pelo rei D. Manuel I, que marcam o início do calcetamento das ruas de Lisboa, mais notavelmente o da Rua Nova dos Mercadores(antes Rua Nova dos Ferros). Nessa época, foi determinado que o material a utilizar devesse ser o granito da região do Porto, que, pelo transporte implicado, tornou a obra muito dispendiosa. O terremoto de 1755, a conseqüente destruição e reconstrução da cidade lisboeta, em moldes racionais, mas de custos contidos, tornou a calçada algo improvável à época. Contudo, já no século seguinte, foi feitaem Lisboa no ano de 1842, uma calçada calcária, muito mais próxima da que hoje mais conhecemos e continua a ser utilizada. O trabalho foi realizado por presidiários (chamados "grilhetas" na época), a mando do Governador de armas do Castelo de São Jorge, o tenente-general Eusébio Pinheiro Furtado. O desenho utilizado nesse pavimento foi de um traçado simples (tipo zig-zag), mas, para a época, aobra foi de certa forma insólita, tendo motivado cronistas portugueses a escrever sobre o assunto. Em O Arco de Sant'Ana, romance de Almeida Garrett, também a calçada seria referida, tal como em Cristalizações, poema de Cesário Verde.
Após este primeiro acontecimento, foram concedidas verbas a Eusébio Furtado para que os seus homens pavimentassem toda a área da Praça do Rossio, uma das zonasmais conhecidas e mais centrais de Lisboa, numa extensão de 8 712 m².
A calçada portuguesa rapidamente se espalhou por todo o país e colônias, subjacente a um ideal de moda e de bom gosto, tendo-se apurado o sentido artístico, que foi aliado a um conceito de funcionalidade, originando autênticas obras-primas nas áreas públicas. Daqui, bastou somente mais um passo, para que esta arteultrapassasse fronteiras, sendo solicitados mestres calceteiros portugueses para executar e ensinar estes trabalhos no estrangeiro.

Aplicação
É usado como revestimento de piso especialmente na pavimentação de calçadas e espaços públicos em geral. São pedras com formato irregular, de calcário e basalto, que podem ser usadas para formar padrões decorativos, são encaixadas como um mosaico, formandodiferentes formas e figuras.
As pedras são assentadas uma a uma até cobrir toda área da aplicação. Para que o acabamento fique perfeito é importante se ter uma mão de obra especializada. Quando aplicada em paredes deve-se ter um cuidado com a estrutura, que deve ser reforçada, por causa do peso do material.
O mosaico Português pode ser utilizado em ambientes externos, mas também...
tracking img